Os chás são bebidas democráticas: feitos a partir de sementes, folhas ou flores, têm receita simples e podem ser consumidos quentes ou gelados. Tamanha oferta também é positiva para quem quer cuidar da saúde.
O chá de cardamomo, por exemplo, tem propriedades digestivas, diminui os gases e desconforto abdominal e tem efeitos benéficos na saúde cardiovascular, especialmente no controle da pressão arterial e perfil lipídico.
“Os principais compostos presentes no cardamomo são óleos essenciais ricos em cineol, α-terpineol e limoneno, além de flavonoides e fenóis. Essas substâncias são responsáveis pela ação antioxidante, que combate o excesso de radicais livres, e pelo potencial efeito antimicrobiano e anti-inflamatório”, explica a nutricionista Laíta Balbio, do Espaço Hi, em São Paulo.
Leia também
-
Nutricionista aponta benefícios de incluir canela e cardamomo no café
-
Cardamomo: conheça 6 benefícios da erva aromática para a saúde
-
Chá de especiaria com sabor adocicado ajuda a controlar a glicemia
-
Café com especiaria anti-inflamatória pode melhorar energia e foco
O chá também é conhecido por um benefício mais inusitado: controle do mau hálito e melhora da saúde bucal. O professor de nutrição Leandro Rodrigues da Cunha, da Universidade Católica de Brasília, afirma que os benefícios acontecem pela presença de extratos e óleos na especiaria.
“Ele auxilia no combate a microrganismos pela presença de substâncias que têm ação contra bactérias orais e intestinais”, ensina.
Porém, os benefícios para a saúde do consumo de chá de cardamomo só são observados quando a bebida é consumida dentro de uma dieta saudável, em indivíduos com rotina de exercícios regulares. Antes de colocar a bebida no dia a dia, consulte um profissional de saúde.
Chá potencializado com outras especiarias
Para ter uma bebida ainda mais saudável, os nutricionistas sugerem incorporar canela (efeitos antioxidantes e no controle glicêmico), gengibre (ação digestiva e efeito termogênico), cravo e anis estrelado (ação antimicrobiana) ao chá.
“Essas misturas tradicionais, como no chai indiano, criam uma sinergia de compostos bioativos, ampliando os efeitos digestivos, antioxidantes e até termogênicos”, conta Laíta.
O uso pode ser feito de maneira diária, desde que em quantidades moderadas (até duas xícaras por dia) e é considerado seguro para a maioria das pessoas.
“Cuidados devem ser tomados por gestantes e lactantes e pessoas com cálculos biliares, gastrite ativa ou que usam medicamentos anticoagulantes”, afirma Cunha. Nesses casos, é importante procurar um profissional de saúde para verificar se é possível tomar o chá de cardamomo.
O chai latte é um chá tradicional da Índia que mistura várias especiarias, como o cardamomo, anis e canela, com leite
Como preparar o chá de cardamomo
Ingredientes
- 250 ml de água;
- 3 a 4 vagens de cardamomo ou 1 colher de chá das sementes.
Modo de preparo
Ferva a água, adicione o cardamomo em seguida e deixe em infusão por 5 a 7 minutos. Coe e sirva: a bebida morna preserva as propriedades.
O chá pode ser consumido puro ou adoçado com mel, e também em versões com leite vegetal ou animal, adicionado às especiarias, como no tradicional chai latte.
Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!
Fonte: Metrópoles