Análise: Novas tarifas de Trump não devem impactar Brasil

As novas tarifas anunciadas por Donald Trump, que entram em vigor a partir de 1º de outubro, não devem causar impactos significativos na economia brasileira.

Em análise de Gilvan Bueno, colunista do CNN Money, durante o Bastidores CNN, ele indica que os principais afetados serão outros parceiros comerciais dos Estados Unidos, como Suíça, Irlanda e México.

Entre os setores impactados pelas novas tarifas está o farmacêutico, que afeta principalmente Suíça e Irlanda. Esta última registrou um aumento expressivo de mais de 536% em suas exportações, totalizando mais de US$ 27 bilhões nos primeiros meses de 2025.

Impactos setoriais

Bueno destaca que o México será particularmente afetado no setor de caminhões pesados, onde detém 78% da cadeia produtiva destinada aos Estados Unidos. Outros países como Austrália e Alemanha também devem sentir os efeitos das novas medidas em projetos específicos.

No caso do Brasil, o colunista pondera que apenas o estado do Rio Grande do Sul possui uma exposição limitada às novas tarifas, especificamente no setor de exportação de móveis e madeira especializada para cercas.

Apesar da representatividade deste segmento para o estado, o impacto global para o país é considerado mínimo, afirma.

Gilvan Bueno também ressalta que, embora a primeira onda de tarifas implementada anteriormente tenha afetado significativamente o Brasil, principalmente no setor de minério, o país conseguiu conquistar algumas isenções importantes, incluindo uma vitória recente no setor de celulose.

Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNNClique aqui para saber mais.

Primatas e aves são retirados pelo Ibama de criadouro em Xanxerê (SC)

O Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) apreendeu 174 animais, entre aves e primatas, de um criadouro comercial localizado...

EUA cancelam visto da presidente nacional do PSOL, diz partido

O governo dos Estados Unidos cancelou o visto da presidente nacional do PSOL (Partido Socialismo e Liberdade), Paula Coradi. A comunicação da medida, conforme...

João Fonseca desiste do Masters de Xangai e segue para torneios na Europa

O brasileiro João Fonseca abriu mão de disputar o Masters 1000 de Xangai, na China, que será realizado entre os dias 1º e 12...