Na década de 1930, a Fiat lançou um mini carro acessível que ajudou a popularizar o acesso aos veículos. Ficou conhecido como Topolino, termo em italiano para ratinho e também usado para o Mickey Mouse e virou verdadeiro ícone da indústria. Corta para 2025 e a Fiat aposta em outro Topolino, com a mesma proposta acessível. O carro já é encontrado no Brasil por importadores independentes, mas a própria marca pode oferecê-lo.
Assim como o primeiro Fiat Topolino, novo é 100% elétrico umas com com o mesmo objetivo de transporte acessível para nas grandes cidades. O modelo é um gêmeo do Citroën Ami e do Opel Rocks-e, mas com muito mais estilo. Ambos são muito comuns nas cidades europeias.
O modelo mede 2,53 metros de comprimento, 1,40 m de largura (1,53 m com espelhos) e 1,53 m de altura, com distância entre eixos de 1,73 m. O peso total é de apenas 562 kg, e a capacidade do porta-malas chega a 63 litros. O espaço interno acomoda dois ocupantes lado a lado.
O design é inspirado no Fiat 500 e conta com detalhes retrô como faróis redondos e retrovisor simples, além de elementos minimalistas e proporções compactas. A versão Dolcevita reforça o espírito descontraído da proposta, com portas substituídas por cordas laterais e teto de tecido retrátil, remetendo ao estilo de vida italiano que marcou a década de 1960.

Motorização e desempenho
O Fiat Topolino tem motor elétrico síncrono de ímã permanente gera 8 cv de potência e 44 Nm de torque, entregues às rodas dianteiras por meio de transmissão automática de marcha única. A bateria de íons de lítio possui 7,0 kWh de capacidade total, sendo 5,4 kWh utilizáveis, o que garante autonomia de até 75 km no ciclo WLTP.
A recarga pode ser feita em tomadas convencionais (AC 2,3 kW), levando cerca de 3h10 para carga completa. Como a velocidade máxima é limitada a 45 km/h, o modelo atende apenas deslocamentos urbanos e percursos de baixa distância.

A suspensão dianteira é do tipo McPherson, enquanto a traseira utiliza barra de torção. Os freios são a disco na frente e a tambor atrás, em conjunto com pneus 155/65 R14. O raio de giro de 7,2 metros favorece a condução em espaços reduzidos, reforçando a vocação do Topolino para uso em áreas privadas ou centros urbanos muito adensados em países que permitem sua circulação.
Situação problemática no Brasil
O CNN Auto viu vários Fiat Topolino nas ruas de Turim e Milão, além do gêmeo Citroën Ami. O carro oferece vantagens para a realidade europeia. Por ser extremamente compacto, é fácil de estacionar e trafegar nas vias apertadas do Velho Continente. Além disso, para dirigi-lo, basta ter 16 anos. Inclusive uma opçào de descolocamento para turistas brasileiros que não tenham a Permissão Internacional de Dirigir (PID).

No mercado brasileiro, o Topolino já chegou por importação independente, com preços a partir de R$ 197 mil. No entanto, por ser um quadriciclo leve e não um automóvel homologado, não pode circular em vias públicas no país. Assim, seu uso fica restrito a propriedades particulares, como condomínios fechados, resorts e grandes áreas privadas.
O modelo foi exibido aos jornalistas brasileiros à Itália durante viagem que inicia as celebrações dos 50 Anos da Fiat. Apesar de não ter sido confirmado, a presença do Topolino indica um estudo de clima para viabilizá-lo. O carro é bem interessante, mas o fato de não ser permitido circular em via pública, torna complicado por conta do alto custo.