Estudo elege os dois piores ultraprocessados para a saúde cerebral

Por conter uma série de componentes prejudiciais, alimentos ultraprocessados são associados a problemas de saúde como obesidade, problemas no coração e declínio cognitivo. Na “eleição” dos piores ultraprocessados para a saúde cerebral, dois foram escolhidos por uma pesquisa americana: carnes processadas (bacon, salsicha e presunto) e refrigerantes.

Leia também

O estudo liderado pela universidade Virginia Tech, nos Estados Unidos, foi publicado na revista científica The American Journal of Clinical Nutrition em maio. O objetivo era descobrir quais alimentos representavam um risco maior para a saúde do cérebro.

De acordo com os cientistas, o consumo de pelo menos uma porção de carnes processadas diária foi associado a um aumento de 17% no risco de condições cognitivas. Já para cada porção de refrigerante ingerida, a elevação no comprometimento cerebral foi de 6%.

O estudo começou em 2013 e acompanhou 4.750 pessoas com 55 anos ou mais por sete anos, realizando exames de acompanhamento a cada dois anos até 2020. Os participantes eram residentes dos Estados Unidos e a pesquisa foi baseada em dados do Estudo Nacional de Saúde e Aposentadoria dos EUA.

Testes evidenciam alerta com ultraprocessados

A avaliação dos participantes foi baseada nas respostas a questões que testavam a memória, como recordação imediata e tardia. Também foram realizados testes comuns para medir a capacidade cognitiva, como contar números de trás para frente ou subtrair vezes seguidamente. Os exames ajudam a detectar diferentes níveis de comprometimento da função cognitiva, indo casos mais leves até os mais graves.

4 imagensEsses alimentos prejudicam a saúde por conter ingredientes danosos, como corantes, conservantes e aromatizantesDoces e refrigerantes são alguns exemplos de alimentos ultraprocessados com muito açúcarAlimentos ultraprocessados são considerados os "vilões" da saúdeFechar modal.1 de 4

Os alimentos ultraprocessados fazem parte da rotina das crianças e adolescentes

Getty Images2 de 4

Esses alimentos prejudicam a saúde por conter ingredientes danosos, como corantes, conservantes e aromatizantes

A_namenko/Getty Images3 de 4

Doces e refrigerantes são alguns exemplos de alimentos ultraprocessados com muito açúcar

Happy_lark/Getty Images4 de 4

Alimentos ultraprocessados são considerados os “vilões” da saúde

Getty Images

Segundo um dos autores do artigo, Ben Katz, os resultados são um importante indicador de quando e por que a saúde cerebral piora ao envelhecermos.

“Os médicos devem ser capazes de transmitir aos seus pacientes que as escolhas alimentares são importantes”, diz o professor da Virginia Tech em comunicado.

Medidas para melhorar

Pesquisadores afirmam que os resultados do estudo evidenciam a necessidade de ter mais atenção com os alimentos que você come, sendo importante ler rótulos e ter hábitos alimentares saudáveis. Uma das autoras do artigo, Brenda Davy, diz que cozinhar em casa e optar por água ao invés de bebidas açucaradas são medidas eficazes.

“Há coisas que você pode mudar. A moderação e ser razoável em suas escolhas alimentares ajuda no equilíbrio. Aprender habilidades culinárias também pode ser fundamental para seguir uma boa dieta”, ensina a professora da Virginia Tech.

Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!



Fonte: Metrópoles

Sandrão sobre ter assumido namoro com Suzane: “É um preço caro”

Sandra Regina Ruiz teve sua história marcada pelo romance que viveu com Suzane von Richthofen em Tremembé, unidade prisional de São Paulo reservada para...

Pistoleiros executam indígena em MS com tiro na cabeça

Cerca de 20 homens armados atacaram, neste domingo (16), um grupo de indígenas na TI (Terra Indígena) Iguatemipeguá, na cidade de Iguatemi (MS), pelo...

Comunista e ultradireitista lideram no Chile com 40% das urnas apuradas

Os candidatos Janette Jara, da coalizão de esquerda, e Jose Antônio Kast, do partido de ultra-direita, lideram as eleições presidenciais no Chile com 40%...