CNPE aprova exploração de petróleo além das 200 milhas náuticas

O Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) aprovou, nesta quarta-feira (1º/10), diretrizes para a exploração de petróleo e gás natural em águas além das 200 milhas náuticas (370 km). Na prática, a medida amplia a área do pré-sal brasileiro.

*As 200 milhas náuticas integram a Zona Econômica Exclusiva (ZEE), faixa situada além do mar territorial (12 milhas) sobre a qual o Estado exerce soberania para fins de exploração, aproveitamento, conservação e gestão de recursos naturais. Mesmo além dos limites, os blocos exploratórios estariam na Plataforma Continental Brasileira.

Um dos destaques da nova resolução é a possibilidade de reinclusão do Bloco Mogno, no pré-sal da Bacia de Santos, na próxima Oferta Permanente de Partilha de Produção (OPP), prevista para 22 de outubro.

Em nota, o Ministério de Minas e Energia (MME) afirmou que a medida traz “segurança jurídica” para a exploração e produção de recursos naturais em áreas marítimas estratégicas fora do mar territorial tradicional.

A resolução prevê ainda que os editais e contratos da OPP deverão incorporar cláusulas para garantir previsibilidade e segurança jurídica aos agentes, especialmente em relação aos aspectos legais da exploração em águas distantes.

Leia também

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, disse que com essa decisão o Brasil reafirma o compromisso com o “aproveitamento soberano de recursos energéticos”, impulsionando investimentos e ampliando as fronteiras da produção de petróleo e gás natural em “áreas promissoras” do Atlântico Sul.

“Já temos dois blocos do regime de concessão além das 200 milhas náuticas que foram arrematados no governo Lula, e agora vamos dar a segurança jurídica para avançar também no regime de partilha de produção”, pontuou Silveira.

Segundo o MME, “a medida fortalece o ambiente regulatório brasileiro e sinaliza estabilidade para os investidores, ao mesmo tempo em que contribui para o aumento da produção sustentável de petróleo e gás natural no Brasil”.



Fonte: Metrópoles

Mulher descobre escorbuto após hematomas causados por massageador

Uma mulher de 37 anos, moradora da Filadélfia, nos Estados Unidos, descobriu que sofria de escorbuto, doença causada pela falta de vitamina C e...

Oktoberfest da Alemanha reabre após ameaça de bomba ser descartada

A Oktoberfest, festival de cerveja em Munique, na Alemanha, reabriu nesta quarta-feira (1º) depois que a polícia vistoriou o local e não encontrou ameaça de...

IR: mais de 66% das declarações na malha fina foram autorregularizadas

A Receita Federal informou na quarta-feira (1°) que mais de 66% das declarações de Imposto de Renda que foram retidas na malha fina já...