Análise: Defesa da soberania nacional alavancou popularidade de Lula

Pesquisas têm mostrado um aumento no número de brasileiros que avaliam positivamente o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Segundo análise de Edilene Lopes, no CNN 360°, quando o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) se aliou ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, o governo Lula assumiu a bandeira da soberania nacional e conseguiu alavancar sua popularidade.

“A partir do momento que o governo pegou uma bandeira do ‘nós contra eles’, da soberania nacional, do ‘Brasil para os brasileiros’, do Brasil precisa ser defendido em sua soberania, isso fez o governo alavancar a sua popularidade e deixou a oposição cada vez mais fraca”, afirmou Edilene.

Na avaliação da analista “esse foi um jogo em que a oposição jogou a favor do governo federal, sem querer e o presidente Lula acabou alavancando e surfando nessa onda”.

Edilene destacou as questões tarifárias impostas pelos Estados Unidos. Esta posição fortaleceu o apoio ao governo, inclusive entre setores empresariais.

O momento atual representa uma recuperação que superou as expectativas iniciais do próprio governo. A evolução nos índices de aprovação atingiu patamares que não eram previstos há alguns meses, demonstrando uma significativa mudança na percepção da população sobre a atual gestão.

Início do ano ruim para Lula

No início do ano, o governo enfrentava desafios em relação à sua popularidade, o que levou a uma série de medidas e entregas em diferentes áreas. Entre as iniciativas, destacam-se a ampliação de especialidades na área da saúde, o programa Pé-de-Meia na educação e o projeto Gás para Todos no setor energético. A estratégia do governo também incluiu medidas relacionadas ao Imposto de Renda, visando manter uma conexão positiva com o eleitorado.

Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNNClique aqui para saber mais.

Vinho e cerveja também podem ser contaminados por metanol? Entenda

As autoridades de São Paulo investigam seis mortes possivelmente ligadas ao consumo de bebidas contaminadas com metanol. Até o momento, 22 casos de suspeita...

Famosa se explica após divulgar site investigado por tráfico humano

A influenciadora Aila Loures se pronunciou nas redes sociais após ser acusada de fazer publicidade para empresa investigada por tráfico humano. “Eu jamais faria...

Sem CNU em 2026, Dweck prevê chamada de excedentes em concursos

A ministra da Gestão, Esther Dweck, afirmou, nesta quarta-feira (1º/10), que o governo federal não pretende realizar uma nova edição do Concurso Público Nacional...