O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, fará uma viagem internacional daqui a duas semanas para cumprir uma série de agendas oficiais em Washington D.C., nos Estados Unidos. A liberação foi aprovada pela Presidência da República.
Haddad estará fora do país entre 13 e 17 de outubro. Nos EUA, ele participará das Reuniões Anuais do Fundo Monetário Internacional 2025 e de Reuniões do G20, marcadas para os dias 15 e 16 de outubro.
Leia também
-
Haddad vê isenção do IR passar “sem problemas” no Senado
-
Haddad comemora aprovação da isenção do IR: “Golaço do Congresso”
-
Haddad celebra isenção do IR para quem ganha até R$ 5 mil: “Dia histórico”
-
Haddad diz que não tem decisão tomada sobre candidatura em 2026
O ministro afirmou, nesta quinta-feira (2/10), que a viagem será uma oportunidade para dialogar com o governo norte-americano e resolver as questões no âmbito do “tarifaço” de 50% sobre importações brasileiras.
“Eu provavelmente vou na outra semana [do dia 13 de outubro] para Washington. Tenho uns encontros lá e tenho o G20. Eu devo ir e também vai ser uma oportunidade de conversar”, declarou ele.
Reunião de Lula e Trump
Questionado sobre uma possível reunião entre os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Donald Trump, Haddad afirmou que ainda não foi informado sobre a data, mas que as tratativas estão sendo feitas entre os dois governos.
“Não tenho informação ainda de data, mas as tratativas estão sendo feitas [entre os governos do Brasil e dos EUA]. Direi que não tem data marcada”, disse a jornalistas na portaria do Ministério da Fazenda.
Recentemente, Haddad mencionou a possibilidade de se encontrar com o secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Scott Bessent, para tratar das tarifas unilaterais impostas pelo governo dos EUA. Hoje, no entanto, relatou que ainda não há previsão de uma reunião com qualquer secretário norte-americano.
Fonte: Metrópoles