Um grupo de oito deputados federais deve se reunir, nesta quinta-feira (2), com o ministro de Relações Exteriores, Mauro Vieira, para discutir a interceptação de uma flotilha pela marinha israelense. A embarcação tinha ao menos 12 brasileiros, entre eles a deputada federal Luizianne Lins (PT-CE) e o ativista Thiago Ávila.
Segundo comunicado divulgado pela liderança do PT (Partido dos Trabalhadores) na Câmara dos Deputados, o encontro com parlamentares acontecerá no Palácio do Itamaraty, às 12h desta quinta.
Luizianne e Ávila integravam a flotilha Global Sumud (palavra que significa “resiliência” em árabe). A embarcação, que levava manifestantes em missão humanitária rumo à Faixa de Gaza, foi interceptada por Israel na quarta (1º).
Além de discutir a situação dos brasileiros, a reunião também servirá, segundo o PT, para discutir outros temas, como o “genocídio cometido por Israel em Gaza”.
Participarão do encontro os seguintes deputados:
- Lindbergh Farias (PT-RJ);
- Ana Pimentel (PT-MG);
- Domingos Neto (PSD-CE);
- Erika Kokay (PT-DF);
- Fernanda Melchionna (Psol-RS);
- Jandira Feghali (PCdoB-RJ);
- João Daniel (PT-SE); e
- Maria do Rosário (PT-RS).
Mais cedo, o Ministério das Relações Exteriores emitiu uma nota condenando a operação militar de Israel. A pasta afirmou acompanhar a situação com preocupação e pediu ainda para que Israel libere de forma imediata e “incondicional” todas as restrições à entrada e distribuição de ajuda humanitária na região.
Formada por civis, a flotilha Global Sumud tem como objetivo romper o cerco feito por Israel a Gaza por mar e abrir um corredor humanitário. Conta com a participação de pessoas de 57 países e barcos que saíram de vários portos ao redor do mundo.