Análise: Haddad tem vitória pessoal na votação do IR

A aprovação do projeto que isenta do Imposto de Renda (IR) quem ganha até R$ 5 mil representa uma conquista histórica para Fernando Haddad, que há anos defende uma maior justiça tributária no país. A medida, que inclui a taxação de pessoas com maior poder aquisitivo, foi aprovada mesmo em um cenário político considerado desafiador. A análise é de Clarissa Oliveira no Bastidores CNN.

“Teve muito desta reação, mesmo interna do PT, jogando água num esforço que sempre esteve na voz de Haddad dentro do partido”, lembrou a analista. Em campanhas anteriores, quando Haddad defendia a taxação dos super-ricos, até mesmo coordenadores de sua campanha demonstravam ceticismo nos bastidores, considerando a pauta apenas como recurso retórico.

Resistências e Persistência

Mesmo após assumir o comando da Fazenda, Haddad continuou enfrentando obstáculos internos. Havia um sentimento generalizado de que a agenda não prosperaria, e que seria necessário buscar alternativas, como a criação de novos tributos — uma solução que também enfrentaria dificuldades no Congresso Nacional.

A aprovação ganha ainda mais relevância considerando a atual composição do Congresso, que possui uma orientação voltada à direita e onde existe forte resistência a medidas que impactem setores econômicos mais privilegiados. O projeto ainda precisa passar pelo Senado Federal, onde pode sofrer alterações e eventualmente retornar à Câmara dos Deputados.

A conquista reflete o compromisso de longa data de Haddad com a pauta da justiça tributária. “Era o único a defender? Não. Mas a convicção com a qual trazia o assunto para o debate era muito firme”, disse Clarissa Oliveira. A medida representa uma mudança significativa na estrutura tributária brasileira, buscando uma distribuição mais equitativa da carga fiscal.

Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNNClique aqui para saber mais.

Meta pretende usar chats com IA para anunciar produtos

A Meta em breve passará a utilizar as conversas que as pessoas têm com seu chatbot de inteligência artificial para aprimorar ainda mais suas...

Homem falsificava charuto cubano de luxo e vendia unidade por R$ 2 mil

Um homem foi preso na manhã desta quinta-feira (2), pela falsificação e comercialização de charutos cubanos na Zona Sul de São Paulo. Uma única...

Chefe da CGU diz que Moro poderia ter combatido fraudes na gestão Bolsonaro

O ministro da CGU (Controladoria-Geral da União), Vinícius de Carvalho, declarou nesta quinta-feira (2) que as denúncias contra fraudes no INSS poderiam ter sido...