Haddad: “Lobby dos privilegiados” prevaleceu após derrota no IOF

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou nesta quinta-feira (9/10) que o “lobby dos privilegiados” venceu após derrota do governo na Medida Provisória (MP) do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), que previa medidas de arrecadação para fechar o orçamento de 2025 e 2026.

Em vídeo publicado nas redes sociais, o ministro afirma que a queda da MP foi uma escolha consciente dos parlamentares de tirar direitos dos mais pobres e de proteger os privilegiados, “de blindar os mesmos amigos de sempre e forçar cortes contra aqueles que mais precisam do Estado”, disse.

Leia também

O ministro avaliou que o Congresso Nacional deu importantes passos nos últimos meses, com a aprovação da reforma do Imposto de Renda e com o fim da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que estabelecia que os congressistas deveriam aprovar investigações contra parlamentares, a chamada PEC da Blindagem.

No entanto, afirmou ele, a oposição escolheu sabotar o equilíbrio fiscal e, consequentemente, o povo, para tentar prejudicar o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que, segundo ele, trabalha todos os dias para proteger a economia e o direito dos trabalhadores.

“Mas eles, mais uma vez se esqueceram que o povo brasileiro está cada vez mais atento, sabe o que está em jogo e como o jogo é jogado, sabe quem defende o país, quem trai o interesse nacional para proteger familiares e amigos”, disse Haddad.

Assista ao vídeo:

O ministro afirmou que, mais uma vez, o povo mostrará sua força e dará um basta. De acordo com ele, o resultado das urnas precisa ser respeitado.

“Os direitos do povo são inegociáveis e o futuro do país não será sacrificado em um tabuleiro de interesses menores. A MP dos bilionários, bancos e bets pode ter caído, mas nós seguiremos de pé ao lado do povo brasileiro, defendendo os seus direitos e enfrentando todo e qualquer privilégio que os ameacem”, reforçou.



Fonte: Metrópoles

Sobre Mailza 2026: secretário que fala demais sem ser chamado só atrapalha

O governador Gladson Cameli tem razão ao proibir secretários e assessores que falam demais e acabam atrapalhando as articulações em torno do projeto Mailza...

Mulheres que amamentam podem ter sintomas semelhantes aos da menopausa

Mulheres que estão amamentando podem apresentar sinais muito parecidos com os da menopausa, como secura vaginal, atrofia dos tecidos e dor na relação sexual....

Estudo: 99% dos infartos e AVCs estão ligados a 4 fatores. Saiba quais

Um novo estudo mostra que os casos de ataque cardíaco e acidente vascular cerebral (AVC) não acontecem sem aviso prévio do corpo. Quatro fatores...