Entenda como funciona a escolha do Prêmio Nobel da Paz

O vencedor do Prêmio Nobel da Paz de 2025 será anunciado nesta sexta-feira (10). Neste ano, há 338 indicados no total. Alguns líderes mundiais indicaram o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para o prêmio. A lista completa de nomes ficará guardada em um cofre por 50 anos.

Veja abaixo como o prêmio funciona:

Quem indica o prêmio é o Comitê Norueguês do Nobel. O grupo é composto por cinco indivíduos indicados pelo parlamento norueguês, indicados por partidos políticos noruegueses. Suas nomeações refletem o equilíbrio de poder no parlamento norueguês.

Quem pode ganhar?

Quem se enquadra na descrição estabelecida no testamento de 1895 do industrial sueco Alfred Nobel.

O testamento afirma que o prêmio deve ser concedido à pessoa “que fez o máximo ou o melhor para promover a amizade entre as nações, a abolição ou redução de exércitos permanentes e o estabelecimento e promoção de congressos de paz”.

A resposta mais complexa é que o prêmio “precisa ser inserido no contexto atual”, segundo Kristian Berg Harpviken, secretário do comitê do prêmio. Ele prepara o trabalho para o órgão responsável pelo prêmio.

Harpviken participa das deliberações, mas não vota.

Quem pode indicar?

Milhares de pessoas podem propor nomes: membros de governos e parlamentos; atuais chefes de Estado; professores universitários de história, ciências sociais, direito e filosofia; e ex-laureados com o Prêmio Nobel da Paz, entre outros.

Este ano, há 338 indicados.

A lista completa ficará guardada em um cofre por 50 anos, portanto, somente os nomes dos vencedores serão divulgados.

Como o comitê decide?

As indicações se encerram em 31 de janeiro.

Os integrantes do comitê podem fazer suas próprias indicações até a primeira reunião, em fevereiro.

Eles discutem todas as indicações e, em seguida, estabelecem uma lista restrita.

Cada indicado é então avaliado e examinado por um grupo de conselheiros permanentes e outros especialistas.

O grupo se reúne aproximadamente uma vez por mês para discutir as indicações.

O comitê busca chegar a um consenso sobre sua seleção. Caso não consiga, a decisão é tomada por maioria de votos.

Quem são os indicados?

Embora a lista completa de indicações seja mantida em segredo, os indicados são livres para divulgá-la.

Entre os nomes divulgados este ano estão o Tribunal Penal Internacional, a Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte), o ativista preso de Hong Kong Chow Hang-tung e o advogado canadense de direitos humanos Irwin Cotler.

Os líderes do Camboja, Israel e Paquistão declararam ter indicado o presidente dos EUA, Donald Trump. As indicações deles foram feitas na primavera e no verão, após o prazo final de 31 de janeiro, portanto, não são válidas para o prêmio de 2025.

Donald Trump poderia ganhar?

Somente se Trump mudar suas políticas, segundo especialistas do Nobel, que argumentam que ele está atualmente desmantelando a ordem mundial internacional que o comitê do prêmio preza.

Em vez disso, o comitê pode querer destacar uma organização humanitária, jornalistas ou uma instituição das Nações Unidas, dizem eles.

Ou podem causar uma surpresa.

O que o vencedor do prêmio Nobel ganha?

Uma medalha, um diploma, 11 milhões de coroas suecas (equivalente US$ 1,19 milhão) e atenção global imediata.

María Corina chega à Noruega e faz 1ª aparição pública em meses

A ganhadora do Prêmio Nobel da Paz e líder da oposição da Venezuela, María Corina Machado, apareceu na varanda do Grand Hotel de Oslo...

Líder do PT diz que irá ao STF contra decisão da Câmara que salvou Zambelli

O líder do PT na Câmara, Lindbergh Farias (RJ), afirmou na madrugada desta quinta-feira (11) que entrará com um mandado de segurança no STF...

Com vitória na semi, Corinthians encerra tabu de 11 anos contra o Cruzeiro

O Corinthians encerrou um tabu de pouco mais de 11 anos contra o Cruzeiro, nesta quarta-feira (10), em Belo Horizonte. Com a vitória por...