Vitória: Jair Ventura tenta quebrar tabu de 10 anos em clássico Ba-Vi

O técnico Jair Ventura comandará o Vitória pela primeira vez em um clássico contra o Bahia nesta quinta-feira (16). Além do peso natural da rivalidade, o duelo traz uma marca que o treinador pode quebrar: há quase dez anos, um técnico rubro-negro não vence o primeiro Ba-Vi da carreira.

O último a conseguir tal feito foi Argel Fuchs, em 2017. Na ocasião, o Vitória derrotou o Bahia por 2 a 1, pela primeira fase do Campeonato Baiano. Desde então, todos os técnicos que estrearam no clássico deixaram o campo sem vitória.

Geninho, por exemplo, venceu o primeiro Ba-Vi em 2020, mas o duelo não contou como estreia, já que o treinador havia comandado o Leão da Barra anteriormente e enfrentado o Bahia.

Últimos treinadores

Um dos maiores treinadores da história do clube, Léo Condé debutou no clássico em 2023, empatando por 1 a 1. No total, Condé enfrentou o Bahia seis vezes, somando dois triunfos, três empates e apenas uma derrota — incluindo o título do Campeonato Baiano de 2024, conquistado sobre o maior rival.

Já Thiago Carpini, demitido em julho deste ano, enfrentou o Bahia cinco vezes enquanto comandou o Vitória e não venceu nenhuma: foram três derrotas e dois empates.

Esperança da torcida rubro-negra

Jair Ventura assumiu o comando do Vitória no fim de setembro e, até o momento, soma três jogos: derrotas para Grêmio e Vasco, ambas fora de casa, e uma vitória sobre o Ceará, no Barradão.

Agora, terá o apoio da torcida rubro-negra para tentar quebrar um longo tabu e dar um passo importante na luta pela permanência do Vitória na elite do futebol brasileiro.

Enquanto o Rubro-Negro tenta reagir na tabela, o Bahia quer se consolidar na briga por uma vaga no G4. O Ba-Vi desta quinta-feira é válido pela 28ª rodada do Campeonato Brasileiro e está marcado para as 21h30 (de Brasília), no Barradão, em Salvador.

Calor extremo é uma ameaça crescente na Copa do Mundo de 2026; entenda

Real Time: gestão de Raquel Lyra é aprovada por 50% em PE; 47% desaprovam

A gestão da governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSD), é aprovada por 50% e desaprovada por 47%, segundo levantamento do instituto Real Time Big Data divulgado...

Real Time Big Data: PE tem disputa acirrada pelo Senado

Os candidatos cotados para uma eventual disputa ao Senado por Pernambuco no ano que vem aparecem em cenários acirrados, segundo pesquisa do instituto Real Time Big...

Emilio Dantas sobre viver Doca Street: “É um personagem esvaziado”

Na nova minissérie “Ângela Diniz: Assassinada e Condenada”, o ator Emilio Dantas, 43, interpreta o papel de Doca Street, homem assassinou a socialite Ângela...