Erro comum ao armazenar o tomate pode alterar sabor e textura da fruta

Presente em praticamente todas as cozinhas do Brasil, o tomate é um dos alimentos mais versáteis da mesa. Ele aparece em saladas, molhos, sanduíches e até sucos. Mas você já parou para pensar qual é a forma correta de armazenar esse ingrediente em casa?

É comum chegar do mercado e colocar os tomates direto na geladeira. No entanto, segundo especialistas, essa prática pode não ser a melhor escolha. A forma correta de armazenar tomates frescos é em temperatura ambiente, especialmente quando ainda não estão maduros.

De acordo com a nutricionista Rita Simões, do Hospital Santa Paula, em São Paulo, o frio pode comprometer características importantes do alimento.

“Pode ser um erro, especialmente quando eles ainda não estão totalmente maduros. A baixa temperatura afeta o metabolismo do tomate, atrapalhando o processo de amadurecimento e comprometendo o aroma e o sabor. O frio também interfere na textura, deixando o fruto com aspecto enrugado e pastoso”, afirma.

Leia também

Frio também pode afetar nutrientes

A refrigeração pode interferir, ainda que de forma discreta, o valor nutricional do tomate. Rita explica que o alimento é uma boa fonte de vitamina C e carotenoides, como o licopeno, responsável pela coloração avermelhada. O resfriamento pode causar ligeira degradação da vitamina C devido à umidade e ao oxigênio, mesmo em temperaturas amenas.

“Já os carotenoides tendem a ser mais estáveis, mas o frio impede que o licopeno se forme plenamente, já que o amadurecimento é travado”, completa. Por isso, ela recomenda refrigerar apenas tomates maduros e por pouco tempo, priorizando o consumo fresco.

Foto de estoque de tomates maduros - MetrópolesTomates são uma das principais fontes de licopeno

Como guardar tomates frescos e cortados

Para quem quer conservar o alimento da melhor forma, o ideal é deixar os tomates frescos em temperatura ambiente, longe da luz direta, para que amadureçam naturalmente e mantenham o sabor e a textura. “Depois de maduros, podem ir para a geladeira se não forem consumidos logo”, orienta a nutricionista Ana Teixeira, de Brasília.

Ela explica que tomates já cortados ou utilizados em receitas devem ser guardados na geladeira, em potes bem fechados, e consumidos em até dois dias.

“Se estiverem cortados, precisam ser armazenados em recipiente de vidro ou pote hermético, por até 48 horas. Já molhos podem ficar na geladeira por até três dias, ou no congelador por até três meses”, completa.

Outros alimentos que pedem o mesmo cuidado

A nutricionista Laura Bueno, da clínica Evoá, em Brasília, acrescenta que, assim como o tomate, alguns alimentos também perdem sabor e textura quando armazenados na geladeira antes da hora.

“Batata, cebola e frutas como abacate, manga e banana ficam melhores fora da refrigeração. A geladeira deve ser usada apenas depois que atingirem o ponto ideal, para prolongar a vida útil”, recomenda.

Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!



Fonte: Metrópoles

Comissões do Senado debaterão crise de bebidas adulteradas com metanol

O Senado vai debater, nesta quarta-feira (15), em audiência pública, a crise provocada pela circulação de bebidas alcoólicas adulteradas com metanol no país. A audiência,...

Vulcão entra em erupção na Indonésia e lança fumaça a 10 km de altura

Um vulcão entrou em erupção em uma ilha da Indonésia nesta quarta-feira (15), horário local, lançando cinzas vulcânicas a 10 quilômetros de altura, informou...

Ex-noiva de Zé Felipe comenta em vídeo de Ana Castela após boatos de climão

A influenciadora Isabella Arantes, 28, ex-noiva de Zé Felipe, 27, afastou os rumores de climão com Ana Castela, 21, ao deixar um comentário em...