Bebidas batizadas com metanol: São Paulo alcança a marca de 57 prisões

O estado de São Paulo alcançou a marca de 57 pessoas presas neste ano por venda irregular de bebidas alcoólicas. Apenas nesta terça-feira (14), seis pessoas foram presas pela Polícia Civil durante as operações que investigam adulteração e falsificação de bebidas por metanol no estado.

A ação mais recente mirou uma rede criminosa. Foram cumpridos 20 mandados de busca e apreensão, dos quais 13 resultaram na apreensão de bebidas falsificadas já confirmadas pela perícia. Um dos presos desta terça também foi indiciado em flagrante por porte ilegal de armas.

Até o momento, 15 estabelecimentos foram interditados cautelarmente.

A operação Poison Source teve início após a prisão de um dos maiores falsificadores do Brasil no dia 3 de outubro. O suspeito foi detido em um grande galpão utilizado para armazenar produtos falsificados.

Os detidos poderão responder por falsificação de bebidas, armazenamento irregular de produtos e associação criminosa.

Intoxicação por metanol derruba em 29% venda de destilados em supermercados

SP é centro de rede de bebidas adulteradas no país

O diretor do Deic, delegado Ronaldo Sayeg, afirmou que as investigações mostram que São Paulo funciona como um centro de distribuição desse tipo de bebida para outros estados.

“Podemos dizer que São Paulo seria uma espécie de coração, que transaciona bebidas e insumos para outros estados. Um dos principais falsificadores presos na semana passada negociava com pelo menos seis estados diferentes da federação”, disse Sayeg.

A coordenadora da operação, delegada Leslie Caram Petrus, explicou que parte dos envolvidos é formada por donos de bares e adegas, que mantinham garrafas originais expostas, mas vendiam o conteúdo adulterado.

Metanol: fábrica fechada em SP usava etanol de posto para adulterar bebidas

Apreensões

De acordo com balanço do governo estadual, mais de 21,4 mil garrafas e mais de 121,8 mil vasilhames vazios foram apreendidos. Também foram apreendidos mais de 105,2 mil insumos e 480 mil rótulos.

As fiscalizações já interditaram 15 estabelecimentos de forma cautelar, pelas equipes da Vigilância Sanitária Estadual, em parceria com as vigilâncias municipais. Mais de 40 estabelecimentos foram vistoriados.

As interdições podem ocorrer por diversos motivos, incluindo irregularidades fiscais e sanitárias dos estabelecimentos. No fim de semana, o Procon-SP realizou visitas de orientações em mais de mil bares e restaurantes de todo o estado.

*Sob supervisão de AR.

O cofre do milho: por dentro do banco que guarda o futuro da alimentação

No Brasil, o milho está presente em praticamente tudo: nas lavouras, nas rações, na indústria e no prato dos brasileiros. Mas, por trás da...

Explosão de carro-bomba deixa um morto em Guayaquil, no Equador

Um veículo explodiu em frente a um shopping em Guayaquil, a maior cidade do Equador, matando uma pessoa e ferindo várias, informou o Ministério...

Hérnia de disco: novas tecnologias tornam tratamento mais seguro e rápido

A hérnia de disco é uma das principais causas de dor nas costas e afeta milhões de brasileiros todos os anos. Ela acontece quando...