Seis vezes em que “Vale Tudo” indicou bons livros

A família Roitman, de “Vale Tudo”, foi marcado por suas leituras assíduas durante as cenas da novela. As irmãs Celina e Odete Roitman, eram vistas frequentemente em seus momentos de leitura.

A CNN separou alguns títulos que aparecem na novela e valem a indicação de leitura, confira:

1. “As palavras voam”, de Cecília Meireles

A família Roitman conseguiu, ou quase, influenciar Maria de Fátima a ler um livro. A obra, que foi utilizada apenas para uma publicação no Instagram da personagem, não chegou a ser lida por ela.

O livro é uma coletânea de poemas da autora, que foram organizados por Bartolomeu Campos de Queirós, também escritor. Expressa a visão de mundo de Cecília e demonstra o encantamento com a vida.

2. “A Amiga Genial”, de Elena Ferrante

Celina, a principal leitora da novela, deixou grandes obras como recomendação para os espectadores da novela. A mais comentada foi a de Elena Ferrante.

O livro em questão é parte da “Série Napolitana”, formada por outros três volumes, que conta a história de duas amigas ao longo de suas vidas. As duas se unem, competem, brigam e fazem planos em um bairro marcado pela violência e pelos gritos e agressões dos adultos e pelo medo constante. Sonhando com um mundo melhor, elas esperam crescer, ir embora, conhecer o mundo e escrever livros.

3. “Crônica de uma Morte Anunciada”, de Gabriel García Márquez 

Tiago Roitman aparece em uma cena acompanhado do livro, que é baseado em fatos reais. O autor monta um quebra-cabeça, cujas peças vão sendo encaixadas aos poucos, formado pelos testemunhos dos suspeitos de um assassinato.

4. “Os anos”, de Annie Ernaux

A vilã Odete Roitman também não deixava de lado os momentos de leitura. A personagem apareceu lendo muitos livros que caracterizavam sua figura.

Nesta autobiografia impessoal, Ernaux escreve de forma filosófica e poderosa sobre a vida de quem viveu o fim da Segunda Guerra. A autora recebeu o prêmio Nobel de literatura em 2022 por sua originalidade na escrita.

5. “Mulheres que Correm com os Lobos”, de Clarissa Pinkola Estés

Solange Duprat tinha o costume de inserir o discurso feminista em suas camisetas e aparições na novela. Com o livro de Clarissa, não seria diferente.

A obra aborda 19 mitos, lendas e contos de fada, e faz a análise de como os lobos são vistos como criaturas terríveis e violentas, e como as mulheres são vistas socialmente de forma semelhante.

6. “Jóquei”, de Matilde Campilho 

A irmã de Odete Roitman teve a oportunidade de realizar muitas leituras ao longo da trama, enquanto cuidava da mansão da família.

O livro de poemas apresenta conversas por telefone, cartas para crianças e explosões de ternura, enquanto as grandes cidades seguem levando sua rotina agitada.

“Vale Tudo”: morte de Odete Roitman em 1988 e 2025 foi diferente

Hamas nega declaração dos EUA sobre “violação do cessar-fogo”

O Hamas rejeitou neste domingo (19) uma declaração do Departamento de Estado dos EUA na qual citava “relatórios confiáveis” indicando que o grupo militante...

Base aliada do governo contorna oposição e dita rumos da CPMI do INSS

A base aliada do governo tem garantido vitórias na CPMI (Comissão Parlamentar Mista de Inquérito) do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Os parlamentares...

China se prepara para definir plano econômico em meio à disputa com EUA

Tarifas, terras raras e dúvidas quanto ao desempenho econômico são temas que permeiam o Partido Comunista da China em uma semana decisiva para os...