“Abusivo e inadmissível”, diz Socorro Neri ao votar a favor na urgência que proíbe cobrança por bagagem de mão

A deputada federal Socorro Neri votou pela urgência do projeto de lei que proíbe as companhias aéreas de cobrarem pela bagagem de mão — aquelas malas pequenas, de até 10 quilos, levadas no compartimento superior da cabine. A votação ocorreu nesta terça-feira (21), na Câmara dos Deputados.

Ao defender o voto, Socorro Neri destacou o impacto direto dessas práticas sobre os acreanos, que enfrentam há anos as passagens mais caras do país. Segundo a deputada, o custo para sair ou voltar ao Acre muitas vezes se iguala, ou até supera, o preço de voos internacionais, tornando o transporte aéreo cada vez mais inacessível.

“Nós, acreanos, sabemos o quanto é difícil e caro viajar. Muitas vezes, uma passagem de ida e volta para o nosso estado custa o mesmo que sair do Brasil. Não compactuo com esse absurdo”, afirmou.

O PL 5041/2025, de autoria do deputado Da Vitória, obriga todas as companhias aéreas, nacionais e estrangeiras, a permitirem gratuitamente o transporte de uma mala de mão e um item pessoal (como bolsa, mochila ou pasta) em voos domésticos e internacionais. O texto prevê ainda que somente bagagens que ultrapassem o peso ou as dimensões definidas pela ANAC poderão ser tarifadas.

“Lá em 2017, as companhias aéreas começaram a cobrar pelo despacho de bagagem com o discurso de que isso baratearia as passagens. Mas isso nunca aconteceu. Agora querem cobrar pela bagagem de mão, com o mesmo argumento. O que estão fazendo é um abuso com o consumidor”, reforçou Socorro Neri.

Com a aprovação da urgência, o projeto poderá ser votado diretamente no Plenário, acelerando a análise do mérito. O presidente da Câmara, Hugo Motta, classificou a cobrança como um “abuso”. Já o autor da proposta, deputado Da Vitória, afirmou que a medida busca “resgatar a transparência e a boa-fé nas relações de consumo”.

Oportunista e sob o maior estelionato eleitoral da história, Bocalom confunde o povo mostrando casas do “Minha Casa, Minha Vida”, sem agradecer a...

Depois de fracassar no projeto denominado 1001 dignidades, o prefeito de Rio Branco Tião Bocalom, enta confundir a população ao mostrar as residências do...

Superlotação nas UPAs: o que explica filas e longas esperas no DF

As Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) do Distrito Federal enfrentam uma rotina constante de superlotação. Em todas as regiões, pacientes aguardam horas por atendimento,...

Implante de retina devolve parte da visão a pessoas com cegueira

Pessoas que perderam a visão por degeneração macular relacionada à idade (DMRI) voltaram a enxergar parcialmente graças a um implante de retina desenvolvido por...