Análise: Produtores de café no Brasil não querem mercado disfuncional

O setor cafeeiro brasileiro manifesta preocupação com a instabilidade do mercado internacional, em meio ao conflito comercial entre Estados Unidos e Colômbia. Apesar de uma possível vantagem momentânea para o Brasil, produtores alertam para os riscos de um mercado disfuncional a médio e longo prazo, conforme avaliou Thais Herédia, no CNN Prime Time. “Os produtores não querem um mercado disfuncional”, alerta Herédia.

De acordo com grandes produtores do setor, mesmo que o Brasil possa se beneficiar temporariamente da situação – assim como ocorreu recentemente com a soja em relação à China – o cenário de instabilidade não é desejável. O argumento é que o setor brasileiro não teme a concorrência, pois se destaca pela competitividade, qualidade e preços.

 

 

Preocupações com o futuro do mercado

A principal apreensão do setor está relacionada à falta de previsibilidade. A possibilidade de que Donald Trump altere sua posição em relação ao Brasil no futuro gera incertezas que podem afetar toda a cadeia produtiva. Além disso, há preocupação com o aumento da safra no próximo ano, que poderia pressionar os preços para baixo caso a oferta cresça significativamente.

Mesmo que o governo brasileiro vislumbre benefícios potenciais da situação – considerando que os Estados Unidos dificilmente podem impor tarifas elevadas simultaneamente aos dois principais fornecedores de café – os produtores mantêm uma visão mais cautelosa. Para eles, a transferência do conflito comercial da Colômbia para outro país produtor não resolve as incertezas que afetam o planejamento e as operações do setor.

Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNNClique aqui para saber mais.

Professor: STF quer encerrar processo contra núcleo 1 ainda em 2025

O Supremo Tribunal Federal (STF) deve concentrar esforços para finalizar o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) ainda em 2025, evitando que o processo...

Voto não contado pode mudar resultado de eleição no Canadá

Se você já pensou que seu voto não faz diferença, esta história pode fazê-lo mudar de ideia. Uma audiência de três dias está em andamento...

Bolsonaro recebe visita de Jorginho Mello para discutir candidato ao Senado

Com autorização do ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), Alexandre de Moraes, o governador catarinense, Jorginho Mello (PL), visita o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL),...