Presidente da Colômbia promete ação legal nos EUA após acusação de Trump

O presidente da Colômbia, Gustavo Petro, anunciou nesta quarta-feira (22) que entrará com uma ação judicial nos tribunais dos EUA.

A fala acontece depois que o líder dos EUA, Donald Trump, chamou Petro de “bandido” e ameaçou “tomar medidas sérias” contra o país por tráfico de drogas.

Em uma publicação no X, Petro disse que se defenderia no tribunal com advogados americanos no sistema de justiça americano contra as “acusações caluniosas feitas contra mim nos Estados Unidos por autoridades de alto escalão.

As tensões crescentes ganharam um novo episódio quando Trump disse a repórteres na Casa Branca nesta quarta-feira (25) que estava suspendendo todos os pagamentos à Colômbia devido ao papel do país no comércio internacional de narcóticos.

 

No fim de semana, Trump rotulou Petro de “líder do narcotráfico” e ameaçou aumentar as tarifas sobre o país sul-americano.

Em meados de setembro, o presidente americano cancelou a certificação dos esforços antinarcóticos da Colômbia, alegando que o país não cumpriu suas obrigações no ano passado.

 

Lula é recebido no Palácio Merdeka para reunião com presidente da Indonésia

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) iniciou na madrugada desta quinta-feira (23) sua agenda oficial na Indonésia, onde foi recebido com honras...

Há inovação na ampliação de imposto sobre a Netflix, diz advogada

A decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) de ampliar a base de cálculo do Cide-Tecnologia (Contribuição de Intervenção e Domínio Econômico) representa uma mudança...

Elevação da pena traz melhorias, mas não resolve desafios, diz especialista

O aumento de penas como estratégia para combater a criminalidade tem eficácia limitada e não resolve os problemas fundamentais da segurança pública, de acordo...