Lembra do Bandeirante? Toyota lança nova geração do icônico SUV

A Toyota revelou no Japão o novo Land Cruiser FJ, um SUV off-road com visual retrô. O nome pode parecer estranho, mas o novo carro tem origem num conhecido brasileiro: o lendário Toyota Bandeirante, utilitário que foi produzido no país entre 1958 e 2001. Com lançamento previsto para meados de 2026, o FJ busca reinterpretar o conceito clássico de robustez e simplicidade, combinando tradição e tecnologia moderna em um formato mais compacto e acessível.

O modelo chega como o quarto integrante da família Land Cruiser — ao lado das séries 300, 250 e 70 — e mantém o foco na durabilidade, confiabilidade e desempenho fora de estrada. A Toyota pretende oferecer com ele o conceito de “Freedom & Joy”, ou seja, liberdade e prazer ao dirigir, com a mesma capacidade lendária que fez do Bandeirante um ícone nas estradas e trilhas brasileiras.

O Land Cruiser FJ utiliza a plataforma IMV, compartilhada com picapes médias da marca – incluindo a Hilux,  e mede 4,57 metros de comprimento e 2,58 m de entre-eixos, o que o torna 270 mm mais curto que o Land Cruiser 250. O design é funcional e resgata traços clássicos, como os faróis redondos e a carroceria de linhas retas. Os para-choques são modulares e removíveis, facilitando reparos e personalizações, e o modelo contará com uma ampla oferta de acessórios para uso fora de estrada.


Toyota Land Cruiser FJ: SUV off-road tem visual neoretrô
Toyota Land Cruiser FJ: SUV off-road tem visual neoretrô • Toyota/Divulgação

Por dentro, o “novo Bandeirante” ostenta painel horizontal e os comandos simplificados foram pensados para facilitar o controle em diferentes condições de terreno. A visibilidade é um ponto-chave, com capô baixo e ampla área envidraçada. O pacote de segurança Toyota Safety Sense inclui frenagem autônoma de emergência, assistente de permanência em faixa e controle adaptativo de velocidade.


Toyota Land Cruiser FJ: SUV off-road tem visual neoretrô
Toyota Land Cruiser FJ: SUV off-road tem visual neoretrô • Toyota/Divulgação

O motor é o conhecido 2.7 litros 2TR-FE a gasolina, que entrega 163 cv e 24,6 kgfm de torque, com câmbio automático de seis marchas e tração 4×4 com reduzida. O modelo apresenta curso de suspensão elevado e reforços estruturais que garantem rigidez e estabilidade, além de um raio mínimo de giro de 5,5 metros, ideal para trilhas e manobras urbanas.

A Toyota destaca que o novo FJ pretende ampliar o alcance da linha Land Cruiser, oferecendo um SUV mais acessível e versátil, mas fiel à tradição do Bandeirante: um veículo feito para enfrentar qualquer terreno. O utilitário será uma das atrações do Japan Mobility Show 2025, em Tóquio. Apesar do apelo afetivo com o avô brasileiro, a Toyota não deverá lançar o novo Land Cruiser no mercado nacional.


Toyota Land Cruiser FJ: SUV off-road tem visual neoretrô
Toyota Land Cruiser FJ: SUV off-road tem visual neoretrô • Toyota/Divulgação

Entenda diferenças entre veículos SUV, D-SUV, C-SUV, B-SUV

“Integração regional não é opção, é estratégia”, afirma Socorro Neri ao criar Frente Parlamentar pela Integração Sul-Americana

A criação da Frente Parlamentar Mista pela Integração Sul-Americana, criada pela deputada federal Socorro Neri, consolida um trabalho que vem sendo conduzido desde o...

NBA: técnico do Blazers é preso em escândalo de jogos ilegais

Assim como Terry Rozier, jogador do Heat, o técnico do Portland Trail Blazers, Chauncey Billups também foi preso, nesta quinta-feira (23/10). O treinador foi...

Nadadora transgênero é suspensa por se recusar a fazer teste. Entenda

A nadadora transgênero Hannah Caldas foi suspensa de todas as provas femininas pela Federação Internacional de Natação (World Aquatics) por se recusar a fazer...