Nadadora transgênero é suspensa por se recusar a fazer teste. Entenda

A nadadora transgênero Hannah Caldas foi suspensa de todas as provas femininas pela Federação Internacional de Natação (World Aquatics) por se recusar a fazer um teste de verificação de sexo. A pena é de cinco anos longe da categoria.

O caso teve início em 2024, quando Hannah optou por não realizar o teste, exigido para competir no Masters World Championship daquele ano, na categoria sênior feminina.

De acordo com comunicado da Federação de Natação de Nova York, nos Estados Unidos, o exame foi solicitado para confirmar se a atleta estava em conformidade com as regras de política de gênero.

Leia também

“Durante a investigação, a Federação Internacional de Natação pediu à senhora Caldas para se submeter a um teste de cromossomos para provar a consonância com o requerimento geral de política de gênero. O teste foi pedido depois de a senhora Caldas exibir um atestado de nascença que a identifica como mulher”, afirmou.

Hannah é nascida em Portugal, mas reside no estado americano da Califórnia. A nadadora de 47 anos justificou a recusa em realizar o teste de gênero, pois o exame não é exigido pelas entidades americanas.

“Compreendo e aceito as consequências. Mas uma suspensão de cinco anos é o preço que tenho de pagar para proteger as minhas informações médicas mais íntimas. Fico feliz por pagar esse preço”, declarou.

Com a decisão, todos os resultados conquistados por Hannah Caldas entre junho de 2022 e outubro de 2024 serão anulados. Além disso, a atleta só poderá competir a partir de outubro de 2030.



Fonte: Metrópoles

LeBron vira mentor dos Lakers durante recuperação de lesão

Mesmo longe das quadras, LeBron James segue sendo peça fundamental nos bastidores do Los Angeles Lakers. Afastado por causa de uma lesão no ciático,...

Cão falecido de Hamilton ganha homenagem no GP do México. Confira

O GP do México de Fórmula 1 prestou, nesta quinta-feira (24/10), uma homenagem a Roscoe, cachorro de Lewis Hamilton que morreu no fim de...

NFL mantém Bad Bunny no Super Bowl LX mesmo após críticas de Trump

O cantor latino Bad Bunny seguirá como atração principal do esperado show de intervalo do Super Bowl LX, marcado para 8 de fevereiro de...