Aviões russos violaram o espaço aéreo da Lituânia, diz presidente

Aviões russos violaram o espaço aéreo da Lituânia, membro da Otan, na noite de quinta-feira (23), afirmou o presidente lituano, Gitanas Nausėda, em publicação na plataforma X.

Ele afirmou que as aeronaves — um caça e um avião de transporte — vieram da região de Kaliningrado, no sudoeste.

“Esta é uma violação grave do direito internacional e da soberania territorial da Lituânia, e precisamos reagir a isso”, disse Nausėda em um vídeo.

A CNN entrou em contato com os ministérios das Relações Exteriores e da Defesa da Rússia para obter comentários.

O exército da Lituânia informou que os aviões possivelmente realizavam exercícios de reabastecimento quando entraram cerca de 700 metros no espaço aéreo e saíram após aproximadamente 18 segundos.

Dois caças da Força Aérea Espanhola, que participam de uma missão de policiamento aéreo da Otan, foram acionados para o local e atualmente estão realizando patrulhas aéreas, informou o exército lituano em comunicado.

Mais tarde, o Ministério das Relações Exteriores da Lituânia afirmou que convocou o encarregado de negócios russo para protestar contra a suposta violação.

“Mais uma vez, isso confirma a importância de fortalecer a prontidão da defesa aérea europeia”, escreveu o presidente Nausėda na plataforma X.

No mês passado, a Otan afirmou ter interceptado três jatos russos que violaram o espaço aéreo da Estônia. Na época, o Ministério da Defesa russo negou a alegação, insistindo que seus voos foram conduzidos “em estrita conformidade com as regras internacionais”.

Morre jovem que ficou mais de 50 dias em coma por beber gin com metanol

Morreu nesta quinta-feira (23) o estudante Rafael dos Anjos Martins, que ficou internado mais de 50 dias em coma no Hospital São Luiz, em...

Emilia Clarke, estrela de “Game Of Thrones”, visita as Cataratas do Iguaçu

A atriz britânica Emilia Clarke, 39, estrela da série “Game of Thrones”, visitou as Cataratas do Iguaçu durante uma viagem de férias para a...

Kim Jong Un diz que laços militares com Rússia “avançarão sem parar”

O líder norte-coreano, Kim Jong Un, disse que a irmandade militar entre seu país e a Rússia “avançará sem parar”, segundo informações a mídia...