EUA enviam maior porta-aviões do mundo ao Caribe e ampliam tensão na região

Os Estados Unidos ordenaram o envio do porta-aviões USS Gerald R. Ford para o mar do Caribe, em uma das maiores demonstrações de força militar na região nas últimas décadas, segundo o Pentágono. A Casa Branca diz que a operação tem como objetivo desmantelar redes transnacionais de narcotráfico e combater o chamado “narcoterrorismo”.

O grupo de ataque do Gerald R. Ford inclui navios de guerra acompanhantes, aeronaves de caça e plataformas de vigilância, capacidade que — de acordo com militares americanos — amplia o alcance das ações de monitoramento e ataque na região.

O porta-voz do Pentágono, Sean Parnell, afirmou que a movimentação segue diretrizes presidenciais para enfrentar “atores ilícitos” que ameaçam a segurança no hemisfério ocidental.

Não se sabe até que ponto o Pentágono está disposto a ir em sua ofensiva na América Latina. A CNN ouviu fontes que afirmam haver pressão de autoridades do governo sobre o presidente Donald Trump por uma mudança de regime, e que a campanha antidrogas pode levar à deposição de Nicolás Maduro.

Publicamente, Trump já fala em ataques dentro da própria Venezuela, afirmando que não precisa de autorização do Congresso para isso. Nesta sexta-feira (24), os Estados Unidos anunciaram o décimo ataque a uma embarcação no mar do Caribe, matando seis pessoas que estavam a bordo. O secretário de Guerra, Pete Hegseth, fez um alerta nas redes sociais: “Se você é um narcoterrorista contrabandeando drogas em nosso hemisfério, nós o trataremos como tratamos a Al-Qaeda. Dia ou noite, mapearemos suas redes, rastrearemos seus homens, caçaremos você e o mataremos.”

Também nesta sexta-feira (24), o presidente da Colômbia, Gustavo Petro, a esposa e o filho foram alvo de sanções econômicas pelo Departamento do Tesouro — na mesma lista em que figuram líderes como Nicolás Maduro e Vladimir Putin.

Cidadãos e empresas dos Estados Unidos estão proibidos de realizar qualquer tipo de transação financeira ou comercial com os sancionados. Trump acusa Petro de estar envolvido com o narcotráfico e de permitir o fluxo de drogas aos Estados Unidos. Petro chamou Trump de “rude e ignorante” nas redes sociais.

Às vésperas de um possível encontro com Trump, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou as recentes ações militares dos Estados Unidos na América Latina.
“Se a moda pega, cada um acha que pode invadir o território do outro para fazer o que quer. Onde é que vai surgir a palavra ‘respeitabilidade à soberania dos países’? Então eu pretendo discutir esses assuntos com o presidente Trump se ele colocar na mesa”, disse Lula.

 

 

 

 

 

 

BBB 26: saiba quando vai tocar o primeiro Big Fone da temporada

O Big Fone já tem data para tocar pela primeira vez no Big Brother Brasil 26: na quinta-feira (15), durante o programa ao vivo....

Protestos atuais no Irã são diferentes dos outros desde 1979, diz diplomata

Os protestos que ocorrem atualmente no Irã apresentam características substancialmente diferentes das manifestações anteriores registradas desde a revolução islâmica de 1979, segundo análise de...

Irã: Há 80% de chance de um ataque aéreo dos EUA contra o país, diz Eurasia

O Eurasia Group estima que há 80% de probabilidade de os Estados Unidos realizarem ataques aéreos contra instalações militares em território iraniano. A avaliação...