Conheça Maria Clara Pacheco, campeã mundial de Taekwondo

Maria Clara Pacheco tornou-se campeã mundial de taekwondo na manhã desta sexta-feira (24/10). A brasileira derrotou a sul-coreana e campeã olímpica Kim Yu-Jin na final.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por CBTKD (@cbtkd.oficial)

Este é apenas o segundo título do Brasil no taekwondo. Até então, a única vitória do país no esporte foi há 20 anos. Em 2005, Natália Falavigna levou a medalha de ouro.

O mundial disputado na China foi apenas o segundo de Maria Clara Pacheco. Ela estreou na competição em 2023, quando ficou com o bronze.

Leia também

Conheça a atleta: 

Nascida em São Vicente, no litoral paulista, Maria Clara Pacheco, 20 anos, migrou para o taekwondo em 2014, após começar na capoeira aos 5 anos.

Desde então, sua trajetória na modalidade foi marcada pelo crescimento constante: conquistou o bronze no Campeonato Mundial de Cadetes em 2017 e, em 2023, já na categoria sênior, levou o bronze no Mundial e a prata nos Jogos Pan-Americanos. A atleta agora se firma como a grande referência brasileira e mundial no taekwondo.

4 imagensA atleta disputou as olimpíadas em 2024Maria venceu o mundial da categoria nesta sexta-feira (24/10)A taekwondista ainda não perdeu pódios em 2025Fechar modal.1 de 4

Maria Clara Pacheco é o principal nome do taekwondo no Brasil

Reprodução2 de 4

A atleta disputou as olimpíadas em 2024

Reprodução3 de 4

Maria venceu o mundial da categoria nesta sexta-feira (24/10)

Reprodução4 de 4

A taekwondista ainda não perdeu pódios em 2025

Reprodução

A medalha de ouro coroa uma temporada perfeita para a atleta do Time Brasil, que colecionou grandes resultados em 2025. Antes do Mundial, Maria Clara já havia conquistado o ouro em duas etapas do Grand Prix de Taekwondo (Muju e Charlotte), além de ter vencido nos Jogos Mundiais Universitários.



Fonte: Metrópoles

Tênis: João Fonseca vence Munar e vai à final do ATP da Basileia

João Fonseca está na final! O brasileiro venceu Jaume Munar, na semifinal do ATP na Basileia, neste sábado (25/10), por 2 sets a 0....

Mestre Splitter: pela 1ª vez um técnico brasileiro vence jogo na NBA

Pela primeira vez na história, um time da NBA venceu uma partida sob comando de um brasileiro. Tiago Splitter se tornou técnico dos Portland...

Mundial de Ginástica: Flavinha faz 13.900, mas termina em 4º na trave

Flávia Saraiva subiu na trave para representar o Brasil no último dia de competições pelo Mundial de Ginástica Artística, em Jacarta. Apesar da apresentação...