Análise: EUA buscam retomar hegemonia sobre países latinos

Os Estados Unidos anunciaram o envio do USS Gerald R. Ford para o Mar do Caribe, em uma demonstração de poder militar na região. A embarcação, que pode transportar mais de 75 aeronaves, representa uma mensagem sobre a influência norte-americana na América Latina. A professora de Geopolítica Escola Superior de Guerra Mariana Kalil, o coordenador do DSI-USP, Alberto Pfeifer, e o professor Ciência Política da Berea College Carlos Gustavo Poggio avaliam, no WW, a escalada das tensões entre os EUA e a Venezuela.

A movimentação militar ocorre em um momento de crescentes tensões com a Venezuela. Alguns especialistas apontam que a ação demonstra a determinação dos EUA em manter sua hegemonia na região, enviando sinais diretos também para potências como a China e a Rússia.

Cenário de possíveis conflitos

A possibilidade de um conflito na região apresenta complexidades que vão além do embate militar convencional. Um eventual confronto poderia envolver táticas de contra-insurgência e guerrilha, com potencial para desestabilizar toda a região e aumentar a crise de refugiados.

As forças armadas venezuelanas enfrentam limitações operacionais significativas, com equipamentos na maioria sucateados e falta de peças de reposição. A realidade militar fragilizada sugere que qualquer confronto direto seria altamente desequilibrado.

A presença do porta-aviões dos EUA também evidencia a disparidade de poder militar na região. Enquanto os Estados Unidos possuem 11 porta-aviões, a Rússia conta com apenas um e a China está nos estágios iniciais de desenvolvimento de sua frota, demonstrando a supremacia naval norte-americana no hemisfério ocidental.

A rota do Caribe, embora citada como ponto de preocupação para o tráfico de drogas, representa apenas 8% a 10% do fluxo de narcóticos que chegam aos Estados Unidos, com a maioria transitando pelo Pacífico e pelo México.

Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNNClique aqui para saber mais.

Enquete BBB 26: vote para quem vai sua torcida do Quarto Branco

Os Pipocas que não foram escolhidos pelo público na Seleção BBB vão passar por mais um teste para entrar no BBB 26. Agora nove...

BBB 26: ex-BBBs reagem ao retorno dos Veteranos no reality

Com a estreia do Big Brother Brasil 26 na noite desta segunda-feira (12), o grupo de Veteranos foi oficialmente divulgado e rapidamente movimentou as...

BBB 26: compare antes e depois dos Veteranos

O BBB 26 estreou nesta segunda-feira (12) e trouxe uma novidade que mexeu com a memória do público: alguns participantes que já passaram pelo...