João Fonseca derrota Fokina e conquista o título do ATP da Basileia

O brasileiro João Fonseca alcançou um grande feito neste domingo (26/10). Ele superou o espanhol Alejandro Davidovich Fokina para ficar com o título do ATP 500 da Basileia. O carioca venceu por 2 sets a 0 (parciais de 6/3 e 6/4).

Este foi o primeiro título de ATP 500 de um brasileiro, desde que a nomenclatura foi instituída em 2009. Na atual temporada, João Fonseca conquistou os títulos do Challenger 125 de Camberra, do ATP 250 de Buenos Aires e do Challenger 175 de Phoenix.

3 imagensJoão FonsecaBrasileiro foi campeão da competiçãoFechar modal.1 de 3

O brasileiro disputa o ATP da Basileia

Joris Verwijst/BSR Agency/Getty Images2 de 3

João Fonseca

Joris Verwijst/BSR Agency/Getty Images3 de 3

Brasileiro foi campeão da competição

Joris Verwijst/BSR Agency/Getty Images

 

O jogo

A partida não teve grandes complicações para Fonseca. O jovem de 19 anos abriu o primeiro set com vantagem sobre Fokina, abrindo 3 games a 0. O espanhol chegou a encostar no placar, mas viu o brasileiro recuperar o ritmo e vencer a etapa por 6 x 3.

Leia também

O segundo set seguiu um ritmo parecido com o primeiro, com João Fonseca liderando as ações. Contudo, Fokina demonstrou estar mais atento e equilibrou o confronto. No entanto, o brasileiro levou a melhor, vencendo por 6 x 4 e fechando o confronto em 2 sets a 0.

João Fonseca no top-30 mundial

Com a vitória na Basileia, João Fonseca dará um salto de cerca de 20 posições no ranking da Associação de Tenistas Profissionais (ATP). Atualmente 46º do mundo, o brasileiro deve alcançar, no mínimo, a 28ª colocação na próxima atualização.

Se o ranqueamento for consolidado, João Fonseca estará acima de grandes nomes no top-10 histórico do Brasil no quesito como Luiz Mattar, Carlos Kirmayr, Jaime Oncins e Flávio Saretta.

Confira o top-10 histórico do Brasil no ranking da ATP:

  1. Gustavo Kuerten (1º)
  2. Thomaz Bellucci (21º)
  3. Thomaz Koch (24º)
  4. Fernando Meligeni (25º)
  5. Luiz Mattar (29º)
  6. Marcos Hocevar (30º)
  7. Jaime Oncins (34º)
  8. Carlos Kirmayr (36º)
  9. Flávio Saretta (44º)
  10. João Fonseca (46º)



Fonte: Metrópoles

Gordura no fígado: saiba por que é vital proteger o órgão da condição

Um dos órgãos mais importantes do organismo, o fígado participa da maioria das funções metabólicas do corpo humano, incluindo a digestão de gorduras, absorção...

Cocielo e Tata Estaniecki aparecem juntos pela 1ª vez após separação

Júlio Cocielo e Tata Estaniecki foram vistos pela primeira vez desde o anúncio da separação nesse sábado (25/10). Em um vídeo compartilhado nas redes...

Davide Ancelotti valoriza atuação do Botafogo em empate com o Santos

Na tarde deste domingo (26/10), o Botafogo recebeu o Santos pela 30ª rodada do Campeonato Brasileiro. A partida foi bastante disputada durante os 90...