A questão em torno do fornecimento de terras raras da China foi resolvida, disse o presidente dos EUA, Donald Trump, nesta quinta-feira (30), com a expectativa de que Pequim reverta algumas das restrições à exportação que levaram a tensões com Washington.
“Toda a questão das terras raras foi resolvida, e isso vale para o mundo todo”, disse ele a repórteres a bordo do Air Force One após se encontrar com o líder chinês Xi Jinping na Coreia do Sul.
“Esse obstáculo desapareceu… Não há nenhum obstáculo para as terras raras. Espero que isso desapareça do nosso vocabulário por um tempo”, disse ele, acrescentando que os EUA poderão continuar suas compras e produções de terras raras.
A China detém um quase monopólio no fornecimento e na produção global desses recursos críticos, essenciais na fabricação de quase todos os produtos de alta tecnologia, de iPhones a veículos elétricos.
A China intensificou drasticamente seus controles de exportação sobre minerais críticos no início deste mês, uma medida que Pequim afirmou ser uma resposta à expansão dos controles de exportação de tecnologia por Washington no final de setembro.
As ações de retaliação resultaram em novas tensões, que começaram a se acalmar após as negociações comerciais na Malásia no fim de semana.
O Representante Comercial dos EUA, Jamieson Greer, disse que Trump e Xi “chegaram a um entendimento” e que Pequim não “imporá os controles de terras raras que propôs”. Não está claro se todas as restrições de Pequim serão revogadas.
Encontro entre líderes
Trump e Xi Jinping concluíram o encontro em Busan, Coreia do Sul.
Os dois líderes apertaram as mãos antes de saírem juntos da base aérea do Aeroporto Internacional de Gimhae, por volta das 12h50, horário local (00h50 de quinta-feira, em Brasília).
A reunião entre Trump e Xi foi o primeiro presencial em seis anos entre os líderes das duas maiores economias do mundo.
A expectativa era de que ambos chegassem a um acordo sobre uma estrutura para gerenciar as relações econômicas e um caminho a seguir para superar o conflito comercial que abalou a economia global.
