Você sabia que o William Bonner apresentou o Fantástico? Relembre

Após 29 anos à frente do “Jornal Nacional”, o apresentador William Bonner, 61, deixa a bancada do telejornal nesta sexta-feira (31), dando boas-vindas a César Tralli, 54, que assume o assento ao lado de Renata Vasconcellos, 53.

Em 2026, Bonner passa a se dedicar ao programa “Globo Repórter”, onde se juntará a Sandra Annenberg. A ideia é reduzir a carga de trabalho para ter mais tempo com a família e outros projetos pessoais.

Antes mesmo de eternizar o clássico “boa noite” no “Jornal Nacional”, Bonner teve passagem pelo “Fantástico”, atração dominical da emissora carioca.

A estreia, considerada calma, ocorreu em 1988, quando o programa completava 15 anos e passava por uma grande reformulação. Ao lado de Valéria Monteiro e Sérgio Chapelin, a cada domingo, o jornalista construía uma imagem cada vez mais forte ao lado do público.

“No mesmo dia em que fui convidado para o programa, quando voltei para o hotel, fiquei sentado na cama e pensei: ‘agora quero fazer o ‘Jornal Nacional’”, disse ele em entrevista ao Memória Globo.

Antes de alcançar o sonho, o apresentador seguiu na bancada do “Show da Vida” até dezembro de 1990, acumulando a função com a apresentação do “Jornal da Globo”, onde ficou de 1989 a 1993; e, novamente, do “Jornal Hoje”, onde assumiu os postos de editor-chefe, com o jornalista Carlos Absalão, e de apresentador, ao lado de Cristina Ranzolin.

“Foi quando o ‘Fantástico’ começou a intercalar jornalismo com variedades, em vez de você ter um setor de jornalismo fixo, estanque, no jornal, com as notícias do dia. Não era assim. Você começou a intercalar uma coisa e outra. Então, ele [José-Itamar de Freitas, diretor-geral de 1977 a 1991] fazia um pré-espelho: página um, abertura forte, assunto do dia muito forte; página dois, um assunto mais leve do dia em nota; página três, musical; página quatro, variedade; página oito, comercial; aí, no outro, nota mais ou menos forte. Ele começou a estabelecer categorias de notícias. […]”, contou.

“E o ‘Fantástico’ era um sucesso estrondoso de audiência. Mas ele era um alquimista de um espelho. Ele criou e só ele conseguia controlar. Então, era um programa riquíssimo. Eu sou muito fã do ‘Fantástico’, destacou William.


William Bonner no Fantástico
William Bonner no Fantástico • Reprodução/Acervo/Globo

William Bonner: relembre carreira do jornalista

 

São Paulo registra o menor número de homicídios e latrocínios desde 2001

A SSP (Secretaria da Segurança Pública) registrou, entre janeiro e setembro deste ano, o menor número de homicídios e latrocínios desde 2001 no estado...

Manifestantes se reúnem em frente ao Masp após megaoperação no Rio

Manifestantes se reuniram em frente ao Masp, na Avenida Paulista (SP), na noite desta sexta-feira (31), para protestar contra a megaoperação da Polícia Civil...

Prêmio Earthshot chega ao Rio, que se torna capital global do clima

O Prêmio Earthshot, iniciativa fundada pelo príncipe William, do Reino Unido, chega ao Rio de Janeiro nesta sexta-feira (31). É a primeira vez que...