Mendonça paralisa julgamento sobre direito ao silêncio em ação policial

O ministro André Mendonça, do STF (Supremo Tribunal Federal), pediu vista e suspendeu o julgamento que discute a obrigatoriedade do Estado de informar um preso sobre seu direito ao silêncio durante uma abordagem policial, e não somente no interrogatório formal.  

A votação do recurso havia sido retomada pelo plenário da Corte na quinta-feira (30). Ele foi motivado por um caso em que um casal foi condenado por posse ilegal de armas. A mulher teria admitido a posse de uma pistola e criado prova contra si mesma sem ter sido informada de que tinha direito de permanecer em silêncio mesmo diante dos questionamentos dos policiais.  

O caso chegou ao Supremo, que reconheceu a repercussão geral do tema. Com isso, ao decidir sobre a situação da mulher, a Corte também definirá uma tese (nova regra) que servirá para todos os casos semelhantes na justiça.  

Até agora, já votaram o relator, Edson Fachin, e os ministros Flávio Dino e Cristiano Zanin, que o acompanharam parcialmente.  

Fachin votou para acolher o recurso e firmar a tese de que o direito ao silêncio deve ser informado desde a abordagem policial. Com isso, qualquer declaração colhida antes que o alvo da abordagem seja comunicado não poderá ser usada como prova.

Para o ministro, o Estado também deve comprovar que a informação foi repassada. 

Flávio Dino concordou que a informação deve ser obrigatória, mas defendeu exceções. Para ele, a advertência não é necessária em caso de revistas em estádios, aeroportos ou situações emergenciais nem em buscas realizadas por suspeita de que a pessoa esteja com arma proibida ou de vestígios de crime.

Zanin também defendeu que a advertência deve ser obrigatória, mas pode ser dispensada em situações emergenciais.  

São Paulo registra o menor número de homicídios e latrocínios desde 2001

A SSP (Secretaria da Segurança Pública) registrou, entre janeiro e setembro deste ano, o menor número de homicídios e latrocínios desde 2001 no estado...

Manifestantes se reúnem em frente ao Masp após megaoperação no Rio

Manifestantes se reuniram em frente ao Masp, na Avenida Paulista (SP), na noite desta sexta-feira (31), para protestar contra a megaoperação da Polícia Civil...

Prêmio Earthshot chega ao Rio, que se torna capital global do clima

O Prêmio Earthshot, iniciativa fundada pelo príncipe William, do Reino Unido, chega ao Rio de Janeiro nesta sexta-feira (31). É a primeira vez que...