Prêmio Earthshot chega ao Rio, que se torna capital global do clima

O Prêmio Earthshot, iniciativa fundada pelo príncipe William, do Reino Unido, chega ao Rio de Janeiro nesta sexta-feira (31). É a primeira vez que o prêmio ambiental conhecido como o “Oscar da sustentabilidade” tem edição sediada na América Latina.

A noite da premiação acontece na quarta-feira (5), em cerimônia no Museu do Amanhã, na capital fluminense, mas a programação do Prêmio Earthshot Summit tem início já na segunda-feira (3). De segunda a quarta, acontecem eventos de alto nível, reuniões bilaterais e o Impact Assembly, voltado a ampliar e acelerar o impacto dos finalistas.

E o Brasil também marca presença entre os finalistas ao prêmio deste ano, indicados por suas soluções inovadoras de combate à crise climática. Selecionados entre quase 2.500 indicados de 72 países, duas iniciativas brasileiras estão presentes entre as 15 que chegaram à etapa final do prêmio: o Fundo Florestas Tropicais para Sempre (TFFF, na sigla em inglês), um projeto do governo brasileiro; e a startup brasileira re.green, que utiliza inteligência artificial para restaurar florestas e gerar empregos.

Finalistas de todas as edições do Prêmio Earthshot, vindos de todas as partes do mundo, se reunirão no Rio de Janeiro para a celebração deste ano. O evento ocorre dias antes do início da COP30 em Belém, colocando o Brasil como centro da discussão climática global no momento.

A programação de 3 a 5 de novembro vai ocorrer na “Boulevard Earthshot”, experiência que ocupa a área entre o Museu do Amanhã e o Píer 3. O local vai contar com exposições, show de drones e opções de alimentação sustentável.

Noite da premiação

A cerimônia de entrega do Prêmio Earthshot, na noite de quarta (5), terá apresentação de Luciano Huck e a presença da ginasta Rebeca Andrade, que estará acompanhada pelo piloto de Fórmula 1 Sebastian Vettel e pela ativista ambiental indígena Txai Suruí. Os cantores Gilberto Gil e Anitta também se apresentarão.

Durante o evento, serão anunciados os cinco vencedores de 2025, cada um receberá £ 1 milhão (aproximadamente R$ 7,3 milhões).

Esta será a quinta edição do Prêmio Earthshot, fundado pelo príncipe William em 2020. Todo ano, o evento celebra e apoia 15 soluções provenientes de diferentes regiões e setores dedicadas a resolver os maiores desafios climáticos do planeta.

Veja também: Príncipe William mantém visita ao Rio após operação

Bioeconomia na Amazônia: Conheça o cacau que preserva a floresta

 

Príncipe William deixa escândalo Andrew para trás em viagem ao Brasil

O príncipe William viaja para o Brasil na próxima semana para a cerimônia de entrega de seu prêmio ambiental multimilionário, na esperança de desviar...

Virginia faz ritual de beleza e mostra Vini Jr. antes do jogo: “Se achando”

Virginia Fonseca já está se preparando para torcer por Vini Jr. na partida do Real Madrid contra o Valência, às 17h deste sábado (1),...

Despedida de Bonner: veja último “boa noite” no “JN”

O jornalista William Bonner, 61, se despediu da bancada do “Jornal Nacional” e disse seu último “boa noite” na sexta-feira (31). Após 29 anos...