Estado garante amparo aos invasores do Irineu Serra, que se jogam na linha de fogo: “estão atirando na comunidade”

Os invasores de terras na comunidade Irineu Serra gravaram o instante em que a PM cumpre reintegração de posse. Houve correria e mulheres chorando. Os militares precisaram usar bombas de efeito moral e balas de borracha, a fim de dispersar pessoas que insistem em ficar nas imediações das casas. Os imóveis estão sendo demolidos, atendendo a ordem judicial para desocupar o local onde há cerca de 300 famílias desde2021 (Vídeo acima). A orientação da polícia é proteger oficiais de justiça e os próprios invasores, garantindo o cumprimento da ordem judicial mesmo com o uso da força. A reintegração foi pedida pela Procuradoria Geral do estado (PGE), considerando se tratar de terras protegidas por lei.

Em nota (veja abaixo), o Estado garantiu que as famílias serão amparadas.

O governo do Acre prestará toda assistência social necessária às famílias que ocupam de forma irregular dois terrenos pertencentes ao Estado, nos bairros Defesa Civil e Irineu Serra, em Rio Branco. Nesta terça-feira, 15, a Polícia Militar cumpre, nas áreas em questão, ordem de reintegração de posse emitida pelo Poder Judiciário.

Por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos (Seasd), foi disponibilizado apoio logístico para o transporte das pessoas, assim como dos bens para o novo lugar de moradia. O benefício do aluguel social também está sendo oferecido no local por uma equipe composta por dez assistentes sociais e um psicólogo. Até o momento, cinco famílias aceitaram a proposta do governo.

O Estado colocou ainda, à disposição, o Parque de Exposições Wildy Viana, no Segundo Distrito da capital, para receber temporariamente as pessoas que não têm para onde ir. O governo se comprometeu com a oferta de serviços básicos, além do armazenamento e segurança dos pertences das famílias até que sejam inseridas no Programa Bolsa Moradia Transitória.

“Estamos todos mobilizados para prestar uma assistência digna a estas famílias que se encontram nesta situação de vulnerabilidade. O governo não deixará as pessoas desamparadas”, afirmou o titular da Seasd, Alex Carvalho.

Quatro pessoas morrem por conta de chuva no estado de SP

As fortes chuvas que atingiram o estado de São Paulo neste sábado (21) deixaram quatro pessoas mortas, de acordo com a Defesa Civil do...

Jogadoras do River Plate são presas por racismo durante jogo em SP

Quatro jogadoras do time argentino River Plate foram presas em flagrante após atos racistas em jogo contra o Grêmio, no Estádio do Canindé, em...

“Papai Noéis” argentinos trocam trenós por motos para levar alegria a hospitais

Em uma reviravolta na tradição, um grupo de “Papais Noéis” em Buenos Aires trocou suas renas por um comboio de motocicletas no sábado (21),...