Massas instantâneas contaminadas por bactéria matam 6 pessoas nos EUA

Seis pessoas morreram depois de consumir massas instantâneas comercializadas em grandes redes de supermercados dos Estados Unidos, informaram autoridades sanitárias. Os produtos estavam contaminados com a bactéria Listeria monocytogenes, microorganismo encontrado no solo, na água e em animais e responsável por causar a listeriose – doença que pode ser grave em algumas situações.

Leia também

As comidas são produzidas pela marca Nate’s Fine Foods Inc.. A própria fornecedora identificou a presença da bactéria em umas das amostras de suas massas. Os itens estavam sendo retirados de circulação nos últimos meses, mas o recolhimento foi intensificado na última semana devido ao aumento de ocorrências. As informações são do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos EUA.

“O CDC e os estados estão trabalhando para obter informações sobre se as pessoas doentes consumiram os alimentos recolhidos ou se outros alimentos podem estar contaminados com Listeria monocytogenes. Verifique novamente suas geladeiras e congeladores em busca de alimentos recolhidos e não os consuma”, alerta a agência, em nota ao portal norte-americano ABC News.

Até o momento, 27 pessoas em 18 estados foram contaminadas com a bactéria, e 25 delas foram hospitalizadas. Grande parte dos pacientes relataram ter comido as massas pré-cozidas. Mais investigações serão realizadas para encontrar onde começou o contágio.

Não há registros que Nate’s Fine Foods Inc. comercialize produtos no Brasil.

O que causa a bactéria

Encontrada no solo, na água e em animais, a listeria consegue contaminar alimentos crus, não pasteurizados e processados armazenados em más condições de higiene. Com boa resistência, a bactéria resiste a temperaturas baixas de geladeira e congelador, podendo até se multiplicar nessas condições.

A infecção ocorre de maneira simples: ao consumir alimentos contaminados, a pessoa já corre risco de ser afetada. Em grávidas, recém-nascidos, idosos e indivíduos com sistema imune fraco, o perigo de agravamento da contágio é maior.

Em nota divulgada na última quarta-feira (29/10), a Nate’s Fine Foods Inc. afirma estar comprometida com os padrões de segurança alimentar, além de colaborar com as investigações das autoridades sanitárias para identificar a origem exata da contaminação.

Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!



Fonte: Metrópoles

As gerações mais jovens precisam ser ouvidas, diz príncipe William

Em sua visita ao Rio de Janeiro, Príncipe William destacou a importância de dar voz às gerações mais jovens nas discussões sobre mudanças climáticas...

Dados da megaoperação enviados ao STF divergem dos divulgados pelo governo

As informações sobre a megaoperação policial entregues pelo governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), ao ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo...

Nova série de Ryan Murphy com Kim Kardashian recebe críticas devastadoras

“Tudo é Justo“, o novo drama de Ryan Murphy estrelado por Kim Kardashian, Niecy Nash e Naomi Watts, na Hulu, está gerando muito burburinho....