Luisa Stefani segue fazendo história no circuito mundial de tênis. Nesta quinta-feira (6/11), a paulista se tornou a primeira brasileira a chegar à semifinal de um WTA Finals, o torneio que reúne as melhores duplas do ano. Ao lado da húngara Tímea Babos, ela venceu de virada as atuais campeãs, a canadense Gabriela Dabrowski e a neozelandesa Erin Routliffe, parciais de 2/6, 7/5 e 10/5, em Riade, na Arábia Saudita.
Com o resultado, Stefani e Babos encerraram a fase de grupos com duas vitórias e uma derrota, avançando em segundo lugar na chave Liezel Huber. No formato do torneio, dividido em dois grupos de quatro, apenas as duas melhores parcerias de cada avançam às semifinais.



Stefani e Babos venceram e classificaram para a semifinal
Clicks Images/Getty Images
Stefani nunca havia chegado às semis
Clicks Images/Getty Images
Na próxima fase, a brasileira e a húngara enfrentam a letã Jelena Ostapenko e a taiwanesa Hsieh Su-wei, invictas
Esta é a primeira participação de Luisa no WTA Finals. Ela havia se classificado em 2021, mas ficou fora por lesão. Na temporada, Stefani e Babos já conquistaram quatro títulos: Linz, Tóquio, Estrasburgo (WTA 500) e São Paulo (WTA 250).
O jogo:
Luisa e Babos começaram mal na partida. As adversárias não precisaram de muito esforço para impor o jogo e sair na frente.
Depois do primeiro set, Dabrowski e Routliffe chegaram a liderar o segundo em duas ocasiões, mas Stefani e Babos devolveram as quebras logo em seguida.
Leia também
-
Luisa Stefani conquista o título de duplas do WTA 500 de Tóquio
-
Luisa Stefani e Timea Babos são campeãs de duplas no SP Open
Na reta final, a paulista e a húngara cresceram e salvaram dois break-points no 11º game antes de quebrarem as adversárias de zero, forçando o match-tiebreak.
Com o embalo, Luisa e Timea dominaram o desempate do início ao fim. Mesmo perdendo três pontos no saque, pressionaram as rivais, que cederam seis pontos no serviço e viram a virada se confirmar.
Fonte: Metrópoles

