Mercedes lança ônibus que desafia pedras de sal e regiões andinas

Fabricado em São Bernardo do Campo, em São Paulo, o novo ônibus Mercedes O 500 “el más potente” chegou ao mercado chinelo. As primeiras 100 unidades do chassi já foram encomendadas por clientes do país andino. 

Além da motorização mais potente, os chassis da família novo O 500 contemplam maior capacidade de carga. 

Assim, chegam ao mercado com as seguintes denominações: Novo O 500 RS 2045 4×2 (motor de 450 cavalos e também uma tonelada a mais nos eixos) e Novo O 500 RSD 2548 6×2 (motor de 480 cavalos e uma tonelada a mais de capacidade nos eixos).

A reportagem da CNN Brasil esteve em uma viagem com o ônibus por algumas regiões próximas a Santiago, no Chile, a convite da empresa. A potência elevada faz diferença nas subidas e para sair de situações mais complicados, como uma terra de barro ou pedregulhos. 


Novo Mercedes O 500
Novo Mercedes O 500 • Divulgação

Entre as curiosidades a respeito do O 500, o chassi é preparado para suportar desde ambientes frios a altitudes acima dos 5 mil metros, como a Cordilheira dos Andes, no Chile. 

Nos testes realizados pela marca, a ônibus chegou a subir constantemente por 3 a 4 horas, o que é uma condição comum para esse tipo de atividade em região andina. 

No inverno mais severo, pedras de sal já jogadas nas pistas para derreter o gelo. Passar por esse trecho todos os dias geraria um problema mecânico para o ônibus. 

Pensando assim, a Mercedes-Benz desenvolveu um processo para tratamento anticorrosivo dos chassis de ônibus da fabricante. 

Além da aplicação do tratamento anticorrosivo do chassi, estes veículos recebem pneus especiais para operações severas e um pacote de segurança ampliado, podendo circular tanto nos ambientes da mineração, como pelas cidades.


Chassi do Mercedes O 500 é fabricado em São Bernardo do Campo (SP)
Chassi do Mercedes O 500 é fabricado em São Bernardo do Campo (SP) • Divulgação

“Essa nova configuração do veículo atende a um perfil de cliente e de operação que vinha mudando. Para isso, precisávamos de um motor mais potente, uma transmissão e eixos mais robustos”, explica Augusto França, gerente de Vendas e Marketing de Ônibus do Regional Center Daimler Latina.

Confira algumas curiosidades sobre o novo Mercedes-Benz 0 500: 

  • Aumento da capacidade volumétrica para 12,9 litros
  • Novo turbocompressor com pressão de 2.4 bar  
  • Nova pressão de injeção de diesel de 2.200 bar 
  • Economia de 10% de combustível em testes na Cordilheira dos Andes 
  • LDWS (sistema de aviso de faixa).
  • ACC (Piloto automático adaptativo)
  • TPMS (sistema de monitoramento da pressão e temperatura dos pneus)

O novo O 500 já tem 1.901 unidades exportadas desde o seu lançamento, em julho de 2023, sendo aproximadamente 860 unidades só em 2025. 

A exportação do chassi é uma parceria com a Daimler Latina, unidade regional da Daimler Buses, e o Grupo Kaufmann, representante da Mercedes-Benz no Chile.

“Ônibus do papa”: Prevost é também uma marca centenária de veículos

Fórmula 1: veja as vitórias brasileiras no GP no Brasil

Vencer em casa, diante de uma torcida apaixonada, é o sonho de qualquer piloto de Fórmula 1. No Brasil, essa emoção já foi vivida...

Ataque russo mata duas pessoas em prédio na Ucrânia

Autoridades de emergência ucranianas informaram que duas pessoas morreram e outras 12, incluindo duas crianças, ficaram feridas em um ataque aéreo russo contra a...

Como Trump reverteu a política climática dos EUA durante segundo mandato?

O retorno de Donald Trump à Casa Branca em janeiro de 2025 desencadeou uma ampla reversão da política climática dos Estados Unidos. Muitas iniciativas implementadas...