Anvisa manda recolher suplementos e proíbe óleos vegetais sem registro

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou nessa segunda-feira (10/11) o recolhimento de suplementos alimentares de proteína em pó da marca Proteus/Whey Isolate Protein Mix, produzidos pela empresa Unlimited Alimentos e Suplementos SLU Ltda. A medida suspende a fabricação, a comercialização, a distribuição, a importação, a divulgação e o consumo dos produtos.

De acordo com a Anvisa, os suplementos estavam sendo vendidos em plataformas on-line como Shopee e Mercado Livre sem qualquer tipo de regularização sanitária. A agência também informou que as embalagens não trazem identificação de fabricante ou importador nacional, o que representa um risco à segurança do consumidor.

Suplementos da Bugroon também são recolhidos

Outra decisão publicada pela Anvisa determinou o recolhimento dos suplementos alimentares fabricados pela empresa Bugroon Raízes Indústria e Comércio de Produtos Naturais Ltda. A ação suspende a produção, a venda, a distribuição, a importação, a propaganda e o consumo de todos os itens da marca.

Leia também

Segundo o comunicado, a Bugroon não possui licença sanitária para fabricar suplementos e óleos vegetais, além de comercializar os produtos de forma irregular em seu site oficial.

Entre os itens atingidos pela medida estão todos os lotes dos seguintes produtos: Óleo de Menta Piperita Bugroon, Óleo de Sucupira Bugroon, Óleo de Copaíba Bugroon, e os suplementos em cápsulas Ginkocen, Calmom, Catux, Unaro Moringa, Neuralfocus e Contradô.

Soda cáustica sem registro

A Anvisa também determinou o recolhimento da soda cáustica em escamas limpinha 99%, fabricada pela empresa Guaraflex Produtos de Limpeza Ltda. O produto não possui registro como saneante e, por isso, está com a fabricação, a comercialização, a distribuição, a divulgação e o uso proibidos.

A agência reforça que produtos sem registro sanitário não passam por avaliação de qualidade e segurança, podendo representar riscos à saúde. Casos suspeitos ou denúncias podem ser encaminhados aos canais de atendimento da Anvisa ou às vigilâncias sanitárias locais.

Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!



Fonte: Metrópoles

RJ: mulher contratou morte de mãe para poder ficar com o filho dela

A Polícia Civil do Rio de Janeiro procura Gabrielle Cristine Pinheiro Rosário, apontada como mandante do homicídio de Laís de Oliveira Gomes Pereira, de...

Lira: Governo precisa cercar bets ilegais antes de taxar as “corretas”

O deputado e ex-presidente da Câmara Arthur Lira (PP – AL) defendeu, em entrevista a jornalistas nesta terça-feira (11), que o governo federal precisa...

Braskem descarta venda de qualquer ativo para reestruturação

A Braskem não tem planos de venda de qualquer de seus ativos e está trabalhando com assessores em outras alternativas para reformular sua estrutura...