Presidente da COP30 convoca plenária extra e mira temas sensíveis

A presidência brasileira da COP30 corre para reduzir os riscos de impasses ao longo da conferência que termina oficialmente na próxima sexta-feira (21). Na tentativa de incluir temas sensíveis entre as discussões, o presidente André Corrêa do Lago, decidiu convocar uma plenária extra neste sábado (15).

Entre os assuntos que estarão em pauta na plenária estão: medidas unilaterais de comércio com justificativa ambiental — o chamado “protecionismo verde” (incluindo instrumentos como o CBAM e o EUDR da União Europeia); o relatório de síntese das Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDCs); os relatórios bienais de transparência (BTRs); e os debates sobre financiamento climático.

A presidência vai ainda fazer consultas ao longo da manhã e no começo da tarde para atualizar o cenário, já que são temas classificados como mais complexos para chegar a consensos entre os países.

A plenária está prevista para começar às 16h00. A ideia é atualizar as delegações sobre o andamento das negociações referentes aos quatro temas que ficaram fora da agenda mandatária da conferência em Belém.

Como informou a CNN, a medida visa dar transparência ao processo e evitar que assuntos sensíveis travem o restante das negociações.

Essas pautas foram separadas da agenda mandatária para que possam ser tratadas em consultas técnicas e políticas com as partes interessadas.

Segundo a presidência, a proposta é usar os próximos dois dias para conduzir consultas intensivas com delegações, blocos regionais e observadores. A iniciativa busca reduzir o risco de impasses formais durante o trâmite da agenda principal.

Fontes próximas à presidência afirmam que a estratégia é equilibrar rapidez e inclusão, dando espaço para consultas discretas e técnicas nos próximos dias, e então apresentar resultados claros na plenária de sábado, onde as delegações poderão decidir sobre encaminhamentos formais.

Roadmap “Baku-Belém”

Além da plenárias extra, a presidência brasileira também deve apresentar, neste sábado, as sugestões do roadmap “Baku-Belém” – que prevê possíveis caminhos para a meta de US$ 1,3 trilhão em financiamento climático anual aos países em desenvolvimento a partir de 2035.

A sessão especial, prevista para às 14h30, será comandada pelo embaixador André Corrêa do Lago, presidente da COP30. A expectativa do Brasil é entender como os países participantes da conferência, especialmente os mais ricos, recebem as sugestões.

AVC: jovem entra em coma após ter sintomas confundidos com embriaguez

Ion Chiperi, de 22 anos, estava deitado com a esposa, grávida de oito meses, quando começou a se sentir mal. O jovem britânico mal...

Cientistas descobrem como “desligar” neurônios que causam ansiedade

Cientistas espanhóis do Instituto de Neurociencias, em San Juan na Espanha, identificaram um conjunto muito específico de neurônios na amígdala — área essencial para...

Santos x Palmeiras: horário e onde assistir ao jogo do Brasileirão

Em duelo atrasado válido pela 13ª rodada do Campeonato Brasileiro, Santos e Palmeiras medem forças neste sábado (15), às 21h (de Brasília). A partida...