A ascensão de João Fonseca em 2025 colocou o brasileiro no radar das maiores lideranças do tênis. O CEO da Federação Internacional de Tênis (ITF), Ross Hutchins, afirmou que o jovem de 19 anos pode, em breve, disputar espaço com os principais nomes do circuito atual.
“Alcaraz e Sinner abriram uma vantagem em termos de sucesso, mas há outros jogadores jovens, como (João) Fonseca”, disse o dirigente, em entrevista a Reuters.
Leia também
-
João Fonseca confirma calendário até março de 2026; veja os torneios
-
João Fonseca mantém posição no ranking e fechará temporada no top-30
-
João Fonseca atinge feito histórico no tênis mundial



Franco Arland/Getty Images
João Fonseca foi campeão do ATP 500 da Basileia.
Reprodução / Instagram / Swiss Indoor
Julian Finney/Getty Images
Jannik Sinner joga contra Félix Auger-Aliassime por segunda vaga na final
Elsa/Getty Images
Para Hutchins, a chegada de novos concorrentes é natural em momentos de domínio. “Sempre havia pessoas que surgiam. Portanto, não podemos prever o que vai acontecer no próximo ano”, afirmou, ao comparar o cenário atual com gerações anteriores.
Ele reforçou que não seria surpresa ver novos nomes incomodando a dupla “Sincaraz”, que lidera o circuito: “Não me surpreenderia se alguém surgisse e desse o seu melhor”.
A temporada de Fonseca é das mais otimistas. Em seu primeiro ano completo no circuito profissional, o jovem brasileiro começou o ano como número 145 do mundo e terminou 2025 na 24ª posição, o melhor ranking de sua carreira e o terceiro mais alto da história do país. No período, conquistou quatro títulos, incluindo o ATP 500 da Basileia e o ATP 250 de Buenos Aires.
Com o calendário oficial encerrado, Fonseca ainda volta às quadras em 8 de dezembro, em Miami, para uma partida de exibição contra Carlos Alcaraz, atual número 1 do mundo.
Fonte: Metrópoles



