Líderes não veem timing adequado para votar dosimetria

Lideranças da Câmara dos Deputados indicaram que não consideram o momento apropriado para avançar com discussões sobre dosimetria ou anistia, mesmo após pressões renovadas da oposição em meio à prisão preventiva de Jair Bolsonaro. Apuração é de Isabel Mega no CNN Novo Dia.

A avaliação surge após conversas entre parlamentares e Hugo Motta, presidente da Câmara dos Deputados, que demonstram resistência à pauta. A proposta, que inclui possibilidades de redução de pena e anistia, encontra obstáculos significativos para prosperar no ambiente legislativo atual.

Articulação e resistências

A movimentação em torno do tema vem de duas frentes principais: a oposição e o próprio relator da proposta, Paulinho da Força. No entanto, mesmo com o empenho do relator em produzir um parecer sobre o tema, não houve avanços significativos nas discussões. “A percepção dos líderes é de que não é um momento apropriado”, explica a analista de Política da CNN. “E de que isto é um projeto até pessoal de Paulinho da Força, renovar esta pauta. Mas ninguém está sentindo que vai”.

Fontes próximas a Hugo Motta indicam que, apesar do atual momento de tensão entre o Congresso Nacional e o Palácio do Planalto, não há expectativa de que essa situação seja utilizada como gatilho para impulsionar a pauta da anistia.

Estratégia política

A insistência da oposição em manter o tema em evidência é interpretada mais como uma estratégia de mobilização política do que uma real possibilidade de aprovação legislativa. “O que a oposição quer é fazer barulho e dar ignição eleitoral”, destaca Mega. “Ninguém está acreditando que a anistia passe”.

O processo de aprovação de uma eventual anistia envolveria um longo percurso legislativo, passando pela Câmara, Senado e possível veto do executivo, com conclusão prevista apenas para 2026, já em período eleitoral. Esta complexidade torna ainda mais improvável sua efetivação.

Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNNClique aqui para saber mais.

Marquinhos chegará a 500 jogos pelo PSG contra o Tottenham

O técnico do Paris Saint-Germain, Luis Enrique, espera que o capitão Marquinhos complete sua 500ª partida pelo clube quando enfrentar o Tottenham Hotspur pela...

Promotor vê PCC como máfia e diz que polarização prejudica combate ao crime

O promotor de Justiça do Ministério Público de São Paulo Lincoln Gakiya declarou nesta terça-feira (25) que a “polarização política” prejudica a cooperação para...

Quem é Ernane Aleixo, vereador preso na Baixada Fluminense (RJ)

O vereador Ernane Aleixo (PL) foi preso, nesta terça-feira (25), durante a execução da “Operação Muro de Favores”, conduzida pela PCERJ (Polícia Civil do...