Mais rolo na Saude: TJ reafirma irregularidades e proíbe convênios na gestão Tião Bocalom

O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), por meio da 1ª Promotoria de Justiça Especializada de Defesa da Saúde, teve confirmada pelo Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) a decisão que suspendeu a assinatura de novos convênios e contratações entre o Município de Rio Branco e o Instituto Brasil-Amazônia de Serviços Especializados e Saúde (Inbases). O TJAC também determinou multa diária de R$ 2 mil, limitada a 90 dias, caso a ordem seja descumprida.

A confirmação foi dada durante o julgamento de um recurso apresentado pelo MPAC, após a 2ª Vara da Fazenda Pública ter negado o pedido inicial de urgência.

No recurso, o Ministério Público apontou possíveis irregularidades nos convênios já firmados entre o Município e o Inbases, como falta de autorização da Câmara Municipal, ausência de análise do Conselho Municipal de Saúde, inexistência de chamamento público e falhas em procedimentos previstos nas regras do Sistema Único de Saúde (SUS).

Para o Tribunal, esses elementos demonstram indícios suficientes de problemas na contratação e risco de prejuízo caso novos convênios fossem firmados.

A decisão também esclareceu que o caso deve ser julgado pela Justiça Estadual, afastando a possibilidade de envio do processo para a Justiça Federal. Segundo o colegiado, a ação envolve exclusivamente a relação entre o Município de Rio Branco e a entidade privada contratada, sem participação ou interesse jurídico da União.

Outro ponto decidido foi a inclusão do Inbases como parte formal no processo. Como a decisão impacta diretamente a entidade, o Tribunal entendeu que ela deve participar da ação para garantir seu direito de defesa e acompanhar todos os atos processuais.

Com o julgamento, continua valendo a suspensão de novos convênios ou contratações entre o Município de Rio Branco e o Inbases, até nova decisão na ação principal, que segue apurando possíveis irregularidades na gestão de serviços de saúde no município.

Tropas europeias na Groenlândia não mudam visão de Trump, diz Casa Branca

A secretária de imprensa da Casa Branca, Karoline Leavitt, disse a jornalistas nesta quinta-feira (15) que o envio de tropas da Europa para a...

MP abre investigação para apurar gestão temerária de Casares no São Paulo

A administração de Julio Casares no São Paulo é alvo de um novo inquérito aberto pelo Ministério Público de São Paulo. Desta vez, a...

Comissão do Senado instala grupo para acompanhar caso Master

O presidente da CAE (Comissão de Assuntos Econômicos) do Senado, Renan Calheiros (MDB-AL), decidiu criar um grupo de trabalho de acompanhamento para monitorar as...