Dono de time da NBA é processado por sócios minoritários por má gestão

A crise nos bastidores do Phoenix Suns ganhou um novo capítulo na segunda-feira (24/11). Os acionistas minoritários Andy Kohlberg e Scott Seldin apresentaram à Justiça de Delaware um documento em que acusam o proprietário majoritário Mat Ishbia de má gestão nas franquias dos Suns (time masculino da NBA) e Mercury (time feminino da WNBA). As informações são do New York Times.

Leia também

Segundo o processo, Ishbia, que controla cerca de 85% das ações das franquias desde 2023, teria conduzido uma série de transações conflitantes, escondido detalhes financeiros dos sócios e utilizado os times para favorecer outros negócios, entre eles a gigante hipotecária United Wholesale Mortgage.

O réu fechou a compra do Phoenix Suns em dezembro de 2022, aprovada em fevereiro de 2023. Os sócios minoritários afirmam que ele efetuou um empréstimo ao próprio clube com juros acima do mercado.

A disputa jurídica começou no verão americano, quando Kohlberg e Seldin processaram Ishbia por falta de transparência e pela recusa do clube em fornecer registros internos.

A defesa de Ishbia respondeu ao processo. Em nota, um porta-voz classificou a ação como “uma tentativa vergonhosa de extorsão” e afirmou que estão tentando se beneficiar do aumento de valor das franquias desde a chegada do empresário.

Realidade esportiva

No esportivo, a gestão de Ishbia já viveu altos e baixos. Ele chegou ao comando prometendo títulos e iniciou a era com movimentos agressivos, como a troca por Kevin Durant e, depois, por Bradley Beal, investimentos que não renderam resultados e culminaram em uma temporada decepcionante, fora até do Play-In.

Em 2024-25, o dono decidiu rever a estratégia, desfez as principais estrelas e reconstruiu o elenco ao redor de Devin Booker. O início do novo ciclo, entretanto, tem sido positivo: com 11 vitórias em 17 jogos, os Suns são uma das surpresas da temporada.

3 imagensNa estreia de Kevin Durant, Suns vencem Hornets
Fechar modal.1 de 3

Suns batem Mavs no reencontro entre Durant e Irving

Ron Jenkins/Getty Images2 de 3

Na estreia de Kevin Durant, Suns vencem Hornets

Jacob Kupferman/Getty Images3 de 3

Ron Jenkins/Getty Images

No Mercury, o desempenho esportivo tem sido melhor e inclui a inauguração, em 2024, de um centro de treinamento de US$ 100 milhões e uma campanha que levou a equipe às finais da WNBA.

Mesmo assim, o ambiente corporativo segue turbulento: Ishbia e as franquias enfrentam sete processos diferentes, incluindo alegações de assédio, discriminação e demissões irregulares, todas negadas pela organização. Ishbia, por sua vez, diz que não fará acordos.

“Se você não fez nada errado, não deve pagar ninguém. A verdade é que você precisa ganhar o processo, e nós vamos ganhar”, afirmou em setembro.



Fonte: Metrópoles

Dinâmica da semana e Prova do Líder: veja os destaques do 2º dia de BBB 26

O segundo dia do Big Brother Brasil 26 marcou o início das principais dinâmicas da temporada. A edição desta terça-feira (13) acompanhou a disputa no...

Foragida, “Dama do Crime” e viúva de chefe do CV é presa no RJ

Uma mulher apontada como elo estratégico do  CV (Comando Vermelho) entre diferentes estados foi presa no Rio de Janeiro após meses foragida da Justiça....

Flávio diz que defesa de Bolsonaro entrou com pedido de prisão domiciliar

O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) disse, nesta terça-feira (13), que a defesa de seu pai, Jair Bolsonaro (PL), entrou com um novo pedido de...