Palmeiras e Flamengo decidem a Libertadores de 2025 neste sábado (29/11), no Estádio Monumental “U”, em Lima, no Peru. Aos 21 minutos do segundo tempo, Danilo abriu o placar para o Rubro-Negro, com isso, o Alviverde tem que conseguir um feito inédito nas últimas cinco edições da competição.
Nas últimas cinco finais da competição, o campeão marcou o primeiro gol da final. A última vez que alguma equipe reverteu a desvantagem foi na decisão de 2019, quando o Rubro-Negro saiu atrás contra o River Plate, mas, com dois tentos de Gabigol, ficou com a taça daquela edição.
Porém, nos anos seguintes, os vencedores saíram na frente. Em 2020 e em 2022, as partidas terminaram com o placar de 1 x 0.
Leia também
-
Sem Léo Ortiz, Flamengo divulga escalação para final da Libertadores
-
Com Andreas Pereira titular, Palmeiras está escalado para a final; confira
-
Com gol de Danilo, Flamengo vence o Palmeiras e é tetracampeão da Libertadores



Hector Vivas/Getty Images
Rodrigo Valle/Getty Images
Rodrigo Valle/Getty Images
Em 2021, Raphael Veiga estufou as redes com apenas cinco minutos de jogo. Ao longo do confronto, Gabigol empatou para o Flamengo, mas Deyverson, na prorrogação, deu o título ao Alviverde.
Já em 2023, em decisão realizada no Maracanã, o Fluminense inaugurou o placar com Gérman Cano. Advíncula, para o Boca Juniors, igualou o marcador já no segundo tempo, mas John Kennedy fez para o Tricolor e garantiu o troféu.
Por fim, em 2024, mesmo com um a menos desde os dois minutos de partida, devido à expulsão de Gregore, foi o Glorioso quem saiu na frente com gol de Luiz Henrique no embate contra o Atlético-MG. Aquela final terminaria com o time carioca vencedor com 3 x 1 a seu favor.
Relembre os primeiros gols das últimas cinco finais da Libertadores:
- 2020 – Palmeiras 1 x 0 Santos (Breno Lopes aos 99 minutos)
- 2021 – Palmeiras 2 x 1 Flamengo (Raphael Veiga aos cinco minutos)
- 2022 – Flamengo 1 x 0 Athletico-PR (Gabigol aos 49 minutos)
- 2023 – Boca Juniors 1 x 2 Fluminense ( Gérman Cano aos 36 minutos)
- 2024 – Atlético-MG 1 x 3 Botafogo (Luiz Henrique aos 35 minutos)
Fonte: Metrópoles

