Pato O’Ward assumirá o posto no carro de Oscar Piastri na primeira sessão de treinos livres do GP de Abu Dhabi, nesta sexta-feira (5/12). A equipe cumpre a exigência da FIA de colocar um estreante no TL1 em pelo menos duas etapas em cada carro da equipe, e o australiano ainda precisa completar essa obrigação.
O’Ward retorna ao cockpit do MCL39 poucas semanas depois de participar do TL1 no México. O piloto de 26 anos fará sua quinta aparição em uma sessão de treinos da Fórmula 1 e a terceira no circuito de Yas Marina.



Piastri largará na ponta na sprint do Catar
Rudy Carezzevoli/Getty Images
Kym Illman/Getty Images
Rudy Carezzevoli/Getty Images
A troca, porém, acontece às vésperas de um fim de semana crucial para Piastri. O australiano chega à etapa final como o terceiro nome na briga pelo título. Ele tem 392 pontos, quatro atrás de Max Verstappen e 16 de Lando Norris. Mesmo distante, ainda pode ser campeão, mas depende de uma combinação específica de resultados.
Se vencer, Piastri chegará a 417 pontos e precisará que Norris termine em sexto ou pior, independentemente da posição de Verstappen. Caso seja segundo colocado, atingirá 410 pontos e só ficará com o título se Norris for no máximo décimo e Verstappen não passar do quinto lugar. Qualquer resultado abaixo de segundo tira o australiano da disputa.
Leia também
-
McLaren pode levar título da F1 após 17 anos. Relembre conquista
-
F1: Red Bull anuncia Hadjar como companheiro de Verstappen em 2026
-
F1: Rafa Câmara pode ter chances em 2025, indica chefe da Ferrari
-
Superstição? Norris tem curiosidade a seu favor para ser campeão da F1
Com a decisão do Mundial em jogo, perder o primeiro treino traz um risco extra. Piastri inicia o fim de semana com menos tempo de pista que seus rivais — e qualquer problema como batidas pode complicar sua preparação para a classificação e para a corrida.
A sessão de sexta também terá outras trocas. Confira:
McLaren: Oscar Piastri → Pato O’Ward
Mercedes: Lewis Hamilton → Arthur Leclerc
Red Bull: Yuki Tsunoda → Arvid Lindblad
Aston Martin: Fernando Alonso → Cian Shields
Aston Martin: Lance Stroll → Jak Crawford
Alpine: Pierre Gasly → Paul Aron
Haas: Esteban Ocon → Ryo Hirakawa
Racing Bulls: Liam Lawson → Ayumu Iwasa
Williams: Alex Albon → Luke Browning
Fonte: Metrópoles

