O que se sabe sobre homem que morreu atingido por barra de supino

Após ser atingido por uma barra de ferro enquanto executava o exercício de supino em uma academia de Olinda, Grande Recife, Ronald José Salvador Montenegro, de 55 anos, morreu. O caso aconteceu na segunda-feira (1).

O episódio ganhou grande repercussão e levantou debates sobre o uso correto equipamentos na academia — questões sobre a segurança e a técnica utilizada neste exercício.

A vítima, que era presidente do Palácio dos Bonecos Gigantes de Olinda e fazia parte do bloco carnavalesco “Homem da Meia-Noite”, foi socorrida, mas não resistiu aos ferimentos e morreu na terça-feira (2).

O que está sendo investigado?

A Polícia Civil de Pernambuco está apurando a morte. O caso foi registrado como morte acidental pela Delegacia de Rio Doce. No entanto, as investigações seguem em andamento para determinar as circunstâncias do ocorrido.

A apuração deve analisar se houve imperícia, imprudência ou negligência, como praxe neste tipo de caso.

Veja o vídeo:

Câmeras de segurança registraram o momento em que a barra de ferro que o aluno executava no supino escorregou de sua mão e caiu sobre o tórax.

Após o impacto, as imagens indicam que Ronald José Salvador conseguiu se levantar, mas em seguida caiu novamente no chão da academia.

Técnicas de “pegadas”

Em vídeo publicado nas redes sociais, com mais de 916 mil visualizações no Youtube, o influenciador, bodybuilder e influenciador Julio Balestrin explica as técnicas do exercício de supino.

De acordo com Balestrin, a prática exige controle total da barra, e a maneira como o peso é segurado é crucial para a prevenção de acidentes.

No vídeo, ele explica que existem diferentes variações de “pegada”, sendo exemplos de como é feita a “pegada fechada”, quando o polegar das mãos contorna a barra usada para levantar o peso.

Outra técnica é a chamada “pegada aberta”, quando o polegar apenas apoia a sustentação da barra. É possível constatar pelas imagens do acidente que a vítima em Olinda, aplicava a técnica de “pegada aberta”.

Carnavalesco: quem era o homem

Ronald era presidente e “figura indispensável” para a história e construção do Centro Cultural Palácio dos Bonecos Gigantes de Olinda. Em respeito, o Palácio dos Bonecos suspendeu as atividade, retornando normalmente na sexta-feira (5).

Nas redes sociais, o Palácio lamentou o falecimento: “Hoje perdemos não apenas um líder, mas um amigo, um criador, um defensor apaixonado pela Cultura Popular e um dos grandes responsáveis por manter viva a tradição dos bonecos gigantes que encantam Olinda e o mundo”.

Em nota, a RW Academia — local do ocorrido — lamentou a morte do aluno. Após o acidente, que aconteceu na segunda-feira (1°), toda a equipe prestou atendimento imediato ao aluno, que foi encaminhado ao hospital, mas não resistiu e morreu.

“Ele foi uma pessoa amada e muito querida por familiares, amigos e alunos, deixando lembranças que permanecerão para sempre em nosso corações”, relatou a academia.

*Com informações de Beto Souza e Helena Barra, da CNN Brasil

Vídeo: Juliette cai de moto que ganhou de aniversário do noivo

Juliette Freire sofreu um pequeno acidente enquanto estreava a moto que ganhou de presente do noivo, Kaique Cerveny. Ela se desequilibrou e caiu do...

“Cadê a vagabunda”? Apos transmissão ao vivo na madrugada, Antônia Lúcia caça vereadora amante do marido; Videos

https://youtube.com/shorts/VWUb9CplkEA?si=V_luPQUz_nTod90s A deputada federal Antônia Lúcia buscou satisfações de uma vereadora que ela acusa de ter um romance com seu marido, o também deputado federal...

Dino defende revisão da Lei do Impeachment “sob lente de simetria”

O ministro Flávio Dino, do STF (Supremo Tribunal Federal), defendeu nesta quinta-feira (4), a revisão da Lei do Impeachment. Segundo o ministro, a decisão...