PSD-RJ defende manutenção da prisão de Rodrigo Bacellar

O diretório do Rio de Janeiro do PSD (Partido Social Democrático) emitiu, nesta quinta-feira (4), nota em apoio à prisão preventiva de Rodrigo Barcellar (União-RJ), presidente da Alerj (Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro).

A sigla do prefeito da capital fluminense, Eduardo Paes, defende no documento “a manutenção” da detenção do deputado “assegurando que as investigações possam avançar com a independência e o rigor necessários”.

De acordo com a Constituição Federal e a Constituição do Estado do Rio de Janeiro, cabe aos parlamentares da Alerj votarem em plenário a manutenção da prisão do deputado. O PSD possui seis cadeiras entre as 70 da atual legislatura na Casa.

Com a possível manutenção da prisão de Bacellar, Paes ganha folga na disputa para o governo do Rio de Janeiro. Em pesquisa divulgada nessa quarta-feira (3) pelo instituto Real Time Big Data, ele desponta com 55%, Bacellar tem 14%.

A sigla afirma que o caso exige “máxima atenção” e uma postura firme do Parlamento, destacando que o rito constitucional deve ser cumprido integralmente. O texto também menciona que o respeito ao contraditório e à ampla defesa deve ser preservado durante a tramitação do processo.

A prisão

Rodrigo Bacellar foi preso preventivamente pela PF (Polícia Federal) na última quarta-feira (3) no âmbito da Operação Unha e Carne, que investiga o vazamento de informações secretas ligadas à Operação Zargun.

A operação foi autorizada pelo ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal).

Leia a nota na íntegra:

O PSD-RJ defende instituições fortes e blindadas contra a influência do crime organizado no Rio de Janeiro. Conforme estabelecem a Constituição Federal (art. 53, §2º) e a Constituição do Estado do Rio de Janeiro (art. 102), cabe ao plenário da Alerj deliberar sobre a manutenção da prisão de parlamentar — competência que deve ser exercida com responsabilidade e consciência de suas consequências.

A gravidade dos fatos apurados pela Polícia Federal e o Supremo Tribunal Federal envolvendo o Presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro exige máxima atenção e postura firme do Parlamento. O PSD-RJ defende a manutenção da prisão preventiva, assegurando que as investigações possam avançar com a independência e o rigor necessários – salvaguardando o direito à ampla defesa e o contraditório.

*Sob supervisão de Leandro Bisa

Deolane faz promessa a família de mulher arrastada por carro de ex

Deolane Bezerra usou as redes sociais nesta quinta-feira (4/12) para se manifestar sobre o caso de Tainara Souza Santos, de 30 anos, que foi...

Drones são avistados perto da rota de voo de Zelensky, diz mídia local

Um navio da Marinha irlandesa avistou até cinco drones operando perto da rota de voo da aeronave do presidente ucraniano Volodymyr Zelensky, que chegava...

Concurso do IBGE: confira dicas de como se preparar para a prova

Estão abertas até 11 de dezembro as inscrições para o concurso público do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), que oferece 9.580 vagas...