María Corina irá para a Noruega apesar de não conseguir receber prêmio

A líder da oposição da Venezuela, María Corina Machado, vencedora do Prêmio Nobel da Paz de 2025, irá para Oslo, capital da Noruega, informou o Instituto Nobel Norueguês, apesar de não conseguir participar da cerimônia de premiação para receber o prêmio nesta quarta-feira (10).

“A ganhadora do Prêmio Nobel da Paz, Maria Corina Machado, fez tudo ao seu alcance para estar presente na cerimônia de hoje. Uma viagem em situação de extremo perigo. Embora não tenha conseguido chegar à cerimônia e aos eventos de hoje, estamos profundamente felizes em confirmar que ela está bem e que estará conosco em Oslo”, informou o instituto em uma comunicado.

A organização informou anteriormente que Corina não conseguirá participar da cerimônia de premiação pessoalmente em Oslo.

A venezuelana, de 58 anos, deveria receber a homenagem em uma cerimônia na Prefeitura de Oslo, na presença do rei Harald, da rainha Sonja e de líderes latino-americanos, incluindo o presidente argentino Javier Milei e o presidente equatoriano Daniel Noboa.

Ela havia confirmado que receberia o prêmio pessoalmente, desafiando uma proibição de viagem de dez anos imposta pelas autoridades da Venezuela e após passar mais de um ano escondida.

“Infelizmente, ela não está na Noruega e não estará no palco da Prefeitura de Oslo às 13h, quando a cerimônia começar”, disse Kristian Berg Harpviken, diretor do instituto e secretário permanente da entidade que concede o prêmio, à emissora NRK.

Questionada sobre onde estava, Harpviken respondeu: “Não sei.”

Com investimento do governo associado a lideranças femininas, Porto Acre avança na regularização fundiária

O município de Porto Acre acaba de avançar em um dos processos de regularização fundiária mais complexos do Baixo Acre graças ao investimento do...

Emendas de Socorro Neri fortalecem modernização da UFAC e ampliam ações de extensão, inovação e inclusão

A Universidade Federal do Acre (UFAC) recebeu, nesta segunda-feira, 8, um conjunto de investimentos fundamentais para modernizar seus espaços, ampliar o alcance de projetos...

“Pastor Ripa Santa” é condenado a 50 anos por feminicídio da esposa

O presidiário Natalino do Nascimento Santiago, conhecido como “Pastor Ripa Santa”, foi condenado a quase 51 anos de prisão pelo feminicídio da esposa Auriscléia...