Rússia diz que tensões na Venezuela podem ter consequências para o Ocidente

O Ministério das Relações Exteriores da Rússia afirmou nesta quarta-feira (17) que as tensões em torno da Venezuela podem ter consequências imprevisíveis para todo o Ocidente, informou a agência de notícias estatal russa TASS.

A declaração ocorre após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciar que ordenou o bloqueio “total e completo” de todos os petroleiros sancionados que entram e saem da Venezuela, na terça-feira (16).

Trump também afirmou, em uma publicação nas redes sociais, que a Venezuela está “cercada” e sugeriu que deve aumentar a pressão sobre o regime de Nicolás Maduro.

O presidente russo, Vladimir Putin, conversou, na quinta-feira (11), por telefone com Maduro e expressou solidariedade ao povo venezuelano, reafirmando seu apoio às políticas do líder chavista, segundo um comunicado do Kremlin.

O governo russo também afirmou que os dois líderes expressaram a intenção de realizar diversos “projetos conjuntos” relacionados à economia, ao comércio e à energia.

A Rússia e a Venezuela mantêm laços estreitos há muito tempo, e têm reafirmado o apoio a medida que a pressão americana sobre o regime de Maduro aumenta.

O que os Estados Unidos querem na Venezuela?

Justiça marca julgamento de homem que matou ex-esposa na frente da filha

A Justiça do Acre marcou para 9 de março de 2026 o julgamento de Jairton Silveira Bezerra pela feminicídio da ex-esposa Paula Gomes da...

Mãe que matou filha a facadas é condenada a mais de 44 anos de prisão no RS

A mãe acusada de matar a própria filha de sete anos a facadas, no Rio Grande do Sul, foi condenada a mais de 44...

PoderData: governo é mais aprovado do que desempenho pessoal de Lula

O governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem aprovação mais alta do que o desempenho pessoal do presidente, segundo pesquisa PoderData divulgada...