A NBA deu mais um sinal concreto de que pretende expandir sua presença no basquete europeu. O comissário da liga, Adam Silver, afirmou nessa quarta-feira (18/12) que novidades sobre o projeto conjunto com a Fiba para a criação de uma liga na Europa podem ser anunciadas já no próximo mês.
A declaração mostra o momento estratégico vivido pela NBA no continente. Em janeiro, a liga realizará dois jogos de temporada regular em solo europeu, com Orlando Magic e Memphis Grizzlies se enfrentando em Berlim e Londres, movimento que muitos interpretam como parte de um plano maior de consolidação da marca e do produto no Velho Continente.



Julio Aguilar/Getty Images
Vincenzo Delnegro/Euroleague Basketball via Getty Images
Segundo Silver, a NBA está atualmente em uma fase exploratória, aberta a ouvir diferentes interessados no projeto. A liga busca investidores e grupos que demonstrem interesse em fundar franquias e que apresentem uma visão clara sobre o potencial do mercado europeu.
Leia também
-
NBA Cup 2025: saiba onde assistir a final entre Spurs e Knicks
-
Brasil pode ter outro representante na NBA nos próximos anos; confira
-
Melhores sites de apostas NBA: Top10 sites para apostar na liga
-
Jokic dá show com duplo-duplo: confira resultados da NBA
“Eu diria que estamos lançando uma rede muito, muito ampla neste momento e, essencialmente, dizendo a qualquer pessoa interessada: venha conversar com nossos banqueiros, explique por que você está interessado, como você vê a oportunidade, quais recursos você investiria na abertura de uma equipe”, afirmou o comissário.
Avanços
Silver destacou ainda que essa etapa inicial servirá para reunir informações e avaliar propostas antes de avançar para negociações mais profundas.
“Então coletaremos todas essas informações. E acredito que em algum momento no final de janeiro, ou em janeiro, estaremos em condições de ter conversas mais sérias com as partes interessadas”, completou.
A possível criação de uma liga europeia da NBA, em parceria com a Fiba, vem sendo debatida há anos e representa uma mudança significativa no ecossistema do basquete no continente, atualmente dominado por ligas nacionais e pela Euroliga.
Caso avance, o projeto pode atrair grandes investidores, remodelar competições existentes e aumentar ainda mais a influência global da NBA. Real Madrid, Barcelona e Bayer de Munique são três times que estarão presentes.
Fonte: Metrópoles
