NBA avança em projeto de liga europeia e promete novidades; entenda

A NBA deu mais um sinal concreto de que pretende expandir sua presença no basquete europeu. O comissário da liga, Adam Silver, afirmou nessa quarta-feira (18/12) que novidades sobre o projeto conjunto com a Fiba para a criação de uma liga na Europa podem ser anunciadas já no próximo mês.

A declaração mostra o momento estratégico vivido pela NBA no continente. Em janeiro, a liga realizará dois jogos de temporada regular em solo europeu, com Orlando Magic e Memphis Grizzlies se enfrentando em Berlim e Londres, movimento que muitos interpretam como parte de um plano maior de consolidação da marca e do produto no Velho Continente.

NBA avança em projeto de liga europeia e promete novidades; entenda - destaque galeria2 imagensNBA avança em projeto de liga europeia e promete novidades; entenda - imagem 2Fechar modal.MetrópolesNBA avança em projeto de liga europeia e promete novidades; entenda - imagem 11 de 2

Julio Aguilar/Getty ImagesNBA avança em projeto de liga europeia e promete novidades; entenda - imagem 22 de 2

Vincenzo Delnegro/Euroleague Basketball via Getty Images

Segundo Silver, a NBA está atualmente em uma fase exploratória, aberta a ouvir diferentes interessados no projeto. A liga busca investidores e grupos que demonstrem interesse em fundar franquias e que apresentem uma visão clara sobre o potencial do mercado europeu.

Leia também

“Eu diria que estamos lançando uma rede muito, muito ampla neste momento e, essencialmente, dizendo a qualquer pessoa interessada: venha conversar com nossos banqueiros, explique por que você está interessado, como você vê a oportunidade, quais recursos você investiria na abertura de uma equipe”, afirmou o comissário.

Avanços

Silver destacou ainda que essa etapa inicial servirá para reunir informações e avaliar propostas antes de avançar para negociações mais profundas.

“Então coletaremos todas essas informações. E acredito que em algum momento no final de janeiro, ou em janeiro, estaremos em condições de ter conversas mais sérias com as partes interessadas”, completou.

A possível criação de uma liga europeia da NBA, em parceria com a Fiba, vem sendo debatida há anos e representa uma mudança significativa no ecossistema do basquete no continente, atualmente dominado por ligas nacionais e pela Euroliga.

Caso avance, o projeto pode atrair grandes investidores, remodelar competições existentes e aumentar ainda mais a influência global da NBA. Real Madrid, Barcelona e Bayer de Munique são três times que estarão presentes.



Fonte: Metrópoles

Governo fixa preço mínimo em R$ 5 mil para proteger agricultor familiar

O CMN (Conselho Monetário Nacional) aprovou novos preços de garantia do Programa de Garantia de Preços para a Agricultura Familiar (PGPAF), mecanismo que funciona...

“Personagens não foram criados para agradar”, diz atriz de Tremembé

No último trimestre de 2025, uma produção do gênero true crime gerou repercussão em todo o Brasil: Tremembé. A série de cinco episódios retrata...

Volkswagen vai continuar em estratégia de corte de custos

O presidente-executivo da Volkswagen, Oliver Blume, afirmou nesta quinta-feira (18) que a companhia continuará com corte de custos enquanto busca manter-se competitiva em meio...