Von der Leyen diz ter votos para fechar acordo comercial Mercosul-UE

A presidente da Comissão Europeia, Ursula Von der Leyen, afirmou nesta sexta-feira (19/12) que o acordo comercial entre o Mercosul e o bloco do velho continente tem os votos necessários para aprovação, conforme a agência de notícias Reuters.

Na quinta-feira (18/12), Ursula von der Leyen publicou na rede social X que entrou em contato com os parceiros comerciais e avisou sobre o adiamento na assinatura do acordo comercial. O termo é classificado por ela como “crucial para a Europa – econômica, diplomática e geopoliticamente”.

“Entramos em contato com nossos parceiros do Mercosul e concordamos em adiar ligeiramente a assinatura”, publicou. À Reuters ela disse estar “confiante” de que existe maioria necessária para fechar o acordo.

O texto tinha previsão de ser assinado na Cúpula de Chefes de Estado do Mercosul, em Foz do Iguaçu (PR), no próximo sábado (20/12).

O adiamento da assinatura do acordo entre os dois blocos na quinta foi comunicado após forte resistência de alguns países, em especial França e Itália.

Protestos

A quinta-feira foi marcada por uma série de massivos protestos do agronegócio da União Europeia. As maiores resistências vêm da França e da Itália, que pedem garantias de que a competição entre os produtos dos dois blocos se dará em condições de equilíbrio.

O adiamento ocorreu mesmo após o Parlamento Europeu aprovar novas salvaguardas a serem incorporadas ao acordo.



Fonte: Metrópoles

Como funciona o sistema de poder no Irã?

Os Estados Unidos estão considerando novos ataques militares contra a República Islâmica do Irã devido à repressão violenta de protestos antigovernamentais. A complexidade do sistema de governo do...

Quitéria Chagas sobre Carnaval: “O corpo fala e conta nossa história”

A uma semana do desfile oficial na Marquês de Sapucaí, o coração de Quitéria Chagas, 45, já bate no compasso do agogô de quatro...

Zelensky diz que EUA querem fim da guerra na Ucrânia até verão europeu

Os Estados Unidos querem que a Rússia e a Ucrânia encontrem uma solução para pôr fim à guerra antes do verão, disse o presidente...