Síria reforça combate ao Estado Islâmico após ataque dos EUA

A Síria reiterou seu compromisso de combater o Estado Islâmico e intensificar as operações militares contra o grupo, informou o Ministério das Relações Exteriores sírio nesta sexta-feira (19).

Mais cedo, Washington atacou vários alvos na Síria em retaliação a uma ofensiva que matou dois militares americanos no sábado (13).

Um suspeito de ser membro do Estado Islâmico atacou um comboio de forças americanas e sírias, segundo o Exército dos EUA.

Em um comunicado, o Comando Central dos EUA afirmou que o ataque, realizado por um atirador solitário, ocorreu “enquanto os soldados conduziam uma operação de reconhecimento com um líder importante” na cidade de Palmira, no centro da Síria.

“Forças parceiras” mataram o agressor, escreveu o Secretário de Defesa dos EUA, Pete Hegseth, em uma publicação nas redes sociais.

Noureddine el-Baba, porta-voz do Ministério do Interior sírio, disse que a Síria havia alertado sobre a possibilidade de um ataque do Estado Islâmico naquela região, mas que “as forças da coalizão não levaram em consideração os alertas”.

Ele ressaltou que a Síria determinaria se essa pessoa tinha ligações com o Estado Islâmico ou se apenas compartilhava da ideologia do grupo.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, lamentou as mortes e prometeu retaliação “muito séria”.

“Lamentamos profundamente a perda de três grandes patriotas americanos na Síria: dois soldados e um intérprete civil. Da mesma forma, oramos pelos três soldados feridos que, segundo informações recentes, estão bem”, disse Trump.

“Este foi um ataque do Estado Islâmico contra os EUA e a Síria, em uma região muito perigosa do país, que não está totalmente sob seu controle”, adicionou.

“O presidente da Síria, Ahmed al-Sharaa, está extremamente indignado e perturbado com este ataque. Haverá uma retaliação muito séria”, finalizou.

 

 

RJ: levantamento diz que a polícia prende 1 fuzil a cada 10 horas

O ISP (Instituto de Segurança Pública) divulgou, nesta sexta-feira (19), uma pesquisa sobre a produtividade policial do Rio de Janeiro. Entre janeiro e novembro...

Musk recebe remuneração de US$ 139 bi de 2018 após batalha judicial

A Suprema Corte de Delaware restabeleceu um pacote salarial concedido ao CEO da Tesla, Elon Musk, em 2018, que havia sido anulado duas vezes...

Bolsonaro deve passar por cirurgia no domingo (21) ou na segunda-feira (22)

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou nesta sexta-feira (19) a realização da cirurgia do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). A...