Campeão olímpico na Rio 2016, Rafinha anunciou sua aposentadoria, nesta segunda-feira (22), aos 32 anos. “Obrigado, futebol, por me fazer quem sou. Até sempre”, escreveu, nas redes sociais, na confirmação do adeus aos gramados.
“Tomei a decisão de me aposentar. Há pouco mais de um ano, sofri uma lesão no joelho que, infelizmente, me impede de voltar a competir no mais alto nível”, seguiu o filho do tetracampeão mundial Mazinho.
“Foi difícil aceitar que não podia continuar. Obrigado à minha família por estar sempre presente e a todos pelo carinho e apoio”, concluiu.
Rafinha fez carreira por grandes clubes
Formado em La Masia, Rafinha escalou até o time principal do Barcelona, que representou em 90 partidas. Jogou ainda por Inter de Milão, Celta de Vigo, PSG, Real Sociedad e Al Arabi, do Catar, onde encerrou a carreira.
Autor de mais 50 gols enquanto profissional, conquistou, entre outros troféus, uma Champions League e três LaLigas, pelo Barcelona, e uma Ligue 1, ao serviço do PSG.
A nível internacional, ajudou a seleção olímpica do Brasil a vencer as olimpíadas do Rio de Janeiro, em 2016, o primeiro ouro da história do futebol brasileiro. O irmão de Rafinha, Thiago Alcântara, preferiu defender a Espanha.
Zagueiro do Barcelona pede afastamento para cuidar da saúde mental
