EUA fazem novo ataque contra barco no Pacífico; uma pessoa morreu

As Forças Armadas dos EUA realizaram um ataque contra uma embarcação supostamente envolvida com tráfico de drogas no Oceano Pacífico nesta segunda-feira (22), resultando na morte de uma pessoa.

Em 22 de dezembro, sob a direção de @SecWar Pete Hegseth, da Força-Tarefa Conjunta Southern Spear, realizou um ataque cinético letal contra uma embarcação de baixo perfil operada por Organizações Terroristas Designadas em águas internacionais. Informações de inteligência confirmaram que a embarcação de baixo perfil estava em trânsito”.

O Comando Sul (SOUTHCOM) acrescentou que nenhum militar americano ficou ferido no ataque.

Pelo menos 105 pessoas já foram mortas em ataques a embarcações suspeitas de tráfico de drogas, como parte da Operação Lança do Sul, uma campanha que o governo Trump afirma ter como objetivo combater o narcotráfico.

Na semana passada, as forças armadas americanas atacaram duas embarcações supostamente envolvidas com tráfico de drogas no Oceano Pacífico Oriental, matando cinco pessoas.

Estados Unidos aumentam pressão contra Venezuela

Os Estados Unidos enviaram aeronaves, veículos, milhares de soldados e um grupo de ataque de porta-aviões das Forças Armadas para o Caribe, sob a premissa de combate ao narcotráfico.

As operações incluem diversos ataques contra barcos tanto no Caribe quanto no Pacífico que supostamente estariam transportando drogas.

Porém, foram levantados questionamentos sobre a legalidade dessas ações.

Além dos ataques contra embarcações, os EUA também pressionam o regime de Nicolás Maduro, ditador da Venezuela, que é acusado pela Casa Branca de ter relação com o narcotráfico e o Cartel de Los Soles.

Segundo fontes consultadas pela CNN, o governo de Donald Trump está elaborando planos para “o dia seguinte” à deposição de Maduro, mas ainda não foi tomada uma decisão sobre um ataque direto ao país.

Trump conversou por telefone com Maduro no final de novembro, poucos dias antes de os EUA o classificarem como integrante de uma organização terrorista estrangeira. O venezuelano teria recebido um ultimato para deixar o poder e o país, mas o descumpriu.

Em outra ação que aumentou a tensão entre os dois países, os Estados Unidos apreenderam um petroleiro próximo à Venezuela, medida classificada de “roubo descarado” e “um ato de pirataria internacional” pelo regime de Maduro.

Posteriormente, Trump anunciou um “bloqueio total” contra os petroleiros sancionados da Venezuela e disse que não deixará “ninguém passar sem o devido direito”.

Quem é Nicolás Maduro, ditador da Venezuela

 

Bitcoin zera ganhos do ano, mas analistas veem retomada em 2026

De um extremo a outro: o bitcoin bateu recordes em 2025, porém, recentemente, teve todos os ganhos do ano apagados e segue em queda....

Novo ministro do Turismo, Gustavo Feliciano toma posse nesta terça-feira

Gustavo Feliciano toma posse no cargo de ministro do Turismo nesta terça-feira (23). Ele foi o escolhido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva...

Conheça 5 dinâmicas de Natal para fazer com a sua família

Com a chegada do fim do ano, nada melhor do que aproveitar as festas com a família e os amigos para criar momentos leves,...